Ir direto para menu de acessibilidade.
Release > MAST abre inscrições para a mostra O Céu Que Nos Conecta
Início do conteúdo da página

MAST abre inscrições para a mostra O Céu Que Nos Conecta

Criado: Terça, 28 de Abril de 2020, 15h57 | Acessos: 92

Exposição online visa a reunir pinturas ou desenhos de crianças e adolescentes entre 3 a 15 anos para exibir no site do Museu

Para despertar a criatividade de crianças e adolescentes com inspiração em temas ligados à Astronomia, durante este período de isolamento social, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) convoca os artistas mirins a participar de uma exposição sobre o céu. Integrante do projeto MAST em Casa, a Mostra Virtual O Céu Que Nos Conecta vai reunir fotos de desenhos ou pinturas de meninas e meninos entre 3 a 15 anos. Como vivemos num período de recolhimento para evitar a propagação do coronavírus, a iniciativa pretende mostrar como os jovens estão observando o céu neste momento em que a orientação é a de se permanecer em casa, sem poder frequentar escolas, cursos, pracinhas, museus e etc.

Os interessados em participar devem ler o Regulamento, acessível pelo link http://www.mast.br/images/pdf/2020/abril/regulamento-o-ceu-que-nos-conecta.pdf . Depois de estar ciente sobre as regras, o participante deve preencher o Formulário de Inscrição, que está disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSelUTEZFin7Cd1a_YgNMJjAjb0w0juMKmxBis2jhbgi6ku9kw/viewform e permite a inserção dos dados do responsável pelo jovem artista, além do upload do desenho ou da pintura sobre o céu. Os trabalhos artísticos devem ser fotografados ou escaneados e, posteriormente, enviados até o dia 13 de maio, pois passarão por uma curadoria da equipe da Coordenação de Educação e Ciências do MAST para ser exposta na Mostra Virtual no site do Museu, no mês de junho.

A iniciativa visa a popularizar a ciência e tem como intuito contribuir para a divulgação, incentivo e o fomento do interesse da sociedade pela ciência. As ações do MAST buscam incentivar a observação do céu e o estudo da Astronomia por meio da promoção e difusão de conhecimentos.

Sobre a iniciativa MAST em Casa

Para manter-se próximo de seu público durante o período de isolamento social, o Museu de Astronomia e Ciências Afins realiza a iniciativa MAST em Casa, que reúne ações para levar conteúdo e conhecimento pela internet às pessoas. Esta unidade pesquisa vinculada ao MCTIC vem promovendo atividades que vão desde a Visita Remota ao Museu e a Experiência Virtual O Homem na Lua, até o aplicativo O Que É Voar? e moldes de brinquedos de papel para baixar, imprimir e montar, com temas pertinentes às atividades do Museu. As séries de  brinquedos abordam a exposição O Eclipse: Einstein, Sobral e o GPS (com moldes dos bonecos dos cientistas Albert Einstein e Henrique Morize e também representações da Lua e do Sol), a viagem espacial Missão Apollo 11 (com representações do foguete e dos astronautas Buzz Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong), os 35 Anos do MAST (com moldes de representações lúdicas do Prédio Sede do Museu e do Vitral de Urânia) e os Dedoches do Sistema Solar (moldes para fantoches de dedo, com representações do Sol e dos planetas).

Além disso, são realizadas lives semanais, pelas redes sociais do MAST, com a participação de museólogos e pesquisadores do Museu. O Museu também disponibiliza, no Canal do MAST no YouTube, a série de vídeos do projeto Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia. Trata-se de um conjunto de breves programas gravados com especialistas de diferentes áreas do conhecimento, que visa a estimular a reflexão sobre este momento que vem alterando a rotina da população mundial, devido ao enfrentamento à epidemia global. Os vídeos serão postados sempre às segundas-feiras.

registrado em:
Fim do conteúdo da página