Ir direto para menu de acessibilidade.
Release > MAST dá início ao projeto ‘Constelando Memórias: experiências de docentes em tempos de pandemia’
Início do conteúdo da página

MAST dá início ao projeto ‘Constelando Memórias: experiências de docentes em tempos de pandemia’

Criado: Segunda, 15 de Junho de 2020, 08h42 | Acessos: 167

Primeira fase desta iniciativa reúne depoimentos de educadores sobre a realidade enfrentada durante o período enfrentamento à COVID-19

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) tem uma longa história de atuação voltada à capacitação de profissionais de educação e formação continuada em temas de Astronomia. Pensando em garantir a continuidade da colaboração museu-escola neste período de combate ao coronavírus, o MAST desenvolveu o projeto Constelando Memórias: experiências de professores em tempos de pandemia. Reconhecendo que a docência é uma das categorias profissionais mais impactadas neste momento, a iniciativa visa a contribuir de uma forma diferente: ouvindo e compartilhando a experiência que docentes de todo o Brasil têm vivido desde que as aulas presenciais foram suspensas.

Nesta primeira fase do projeto, o MAST inicia uma coleta de depoimentos de professores para a criação de um acervo sobre a experiência de lecionar durante o período da pandemia. Para participar, basta o/a educador/a preencher o Formulário de Inscrição (disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd1J7T7y-cwPUamE3okUlYDXBW429BNNQrpwo-mRIYw59IXJw/viewform ) e anexar seus relatos em áudios de até 15 minutos. Parte do conteúdo coletado será transformado em uma série no “Falai do Céu” – o podcast do Projeto Olhai pro Céu. Os episódios estão disponíveis no aplicativo Spotify e vão ao ar todas as segundas-feiras. O primeiro depoimento recebido foi o da professora Sicleidi Valente dos Santos. Para ouvir este episódio de estreia, basta acessar o link https://open.spotify.com/episode/7IYEyDjNYq7oSXjMTNTQiv?si=ero4xpI2RRm5a9zOPaSSvQ .

Para falar mais sobre o projeto Constelando Memórias: experiências de professores em tempos de pandemia, a equipe organizadora fará uma live na Página do MAST no Instagram (acessível pelo link https://www.instagram.com/museudeastronomia/?hl=pt-br) em 16 de junho, às 15h. Na apresentação, será detalhado todo o processo de coleta de depoimentos e incentivado o envio de mais testemunhos das práticas e experiências de professores.

O projeto é desenvolvido pela Coordenação de Educação em Ciências (COEDU) do MAST e busca entender quais as dificuldades e angústias os educadores estão enfrentando, que modificações foram realizadas para a prática do ensino e como foi o processo de transição para o meio digital em suas cidades e seus estados.

A ideia é compartilhar o conhecimento adquirido ao longo deste período e criar um espaço de acolhimento, onde os/as educadores/as possam relatar suas histórias e conhecer outras, facilitando o processo de superação deste momento. Ao mesmo tempo, pretende-se garantir o registro dessas experiências, reunindo depoimentos que ajudem a entender este período histórico hoje e no futuro. Os depoimentos serão recebidos até o dia 9 de setembro de 2020.

A ação é coordenada pela a equipe do Projeto Olhai pro Céu, iniciativa do MAST e do Observatório Nacional (ON), criada para promover processos de formação continuada em temas de Astronomia e dar suporte às ações de professores e estagiários da área de educação da cidade do Rio de Janeiro em suas práticas pedagógicas. Os diretores ou coordenadores de colégios que estiverem interessados em inscrever suas instituições no Projeto Olhai pro Céu, devem preencher um formulário (disponível pelo link http://www.on.br/coaa/olhai-pro-ceu/inscricao.html ), escolhendo a data de para a capacitação de seus profissionais de ensino para o uso do AstroKit e enviar sua documentação e de sua escola.

registrado em:
Fim do conteúdo da página