Ir direto para menu de acessibilidade.
Release > MAST dá mais visibilidade para acesso aos arquivos históricos relevantes para ciência brasileira
Início do conteúdo da página

MAST dá mais visibilidade para acesso aos arquivos históricos relevantes para ciência brasileira

Criado: Segunda, 15 de Junho de 2020, 08h38 | Acessos: 23

Conheça a Base de Dados Zenith, que disponibiliza pela internet documentos de cientistas com registros pessoais e profissionais em importantes contribuições para a história da ciência no Brasil

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) é a instituição responsável pela guarda de um valioso acervo arquivístico e museológico para a história da ciência do Brasil. E, desde 2014, permite ao público a acessibilidade de documentos já digitalizados por meio da Base de Dados Zenith, que possui diversos arquivos pessoais de cientistas e de instituições da área de Astronomia e suas ciências afins, como Matemática, Física, Química e outras.

O responsável pelo arquivo de história da ciência do MAST, José Benito Abellás, e a bolsista, Vanessa Souza, ambos da Coordenação de Documentação e Arquivo (CODAR), elaboraram um vídeo com breve tutorial, mostrando como é feita a pesquisa remota ao arquivo histórico do MAST, via Base de Dados Zenith, tomando como exemplo o acervo do astrônomo e geodesista Luiz Cruls, diretor do Observatório Nacional na virada do século XIX para o XX. Eles indicam como os usuários, após um simples cadastro, podem acessar as imagens de arquivos já digitalizados, remotamente, e pesquisar informações de todos os arquivos já organizados pela equipe do MAST. Para assistir o vídeo com o tutorial para pesquisar, basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=GTogRM5sH5c&feature=youtu.be . Para quem não se lembra, foi Cruls quem chefiou a equipe de cientistas na expedição exploratória do Planalto Central do Brasil, em 1892, que estudou as condições climáticas e higiênicas, natureza do terreno, qualidade e quantidade de água etc. da área do Planalto Central, onde seria construída a capital Brasília, nos anos 1950 e 1960.

A Base de Dados Zenith (acessível pelo link http://zenith.mast.br/usuario_consultaadd.php ) permite buscas sobre a documentação sob guarda do Arquivo de História da Ciência. Além disso, por meio da Zenith, é possível visualizar a documentação já digitalizada pelo MAST, em um processo que pretende disponibilizar grande parte de seu acervo arquivístico para consulta remota.

registrado em:
Fim do conteúdo da página