Ir direto para menu de acessibilidade.
Release > MAST de Portas Abertas - Fim de Semana no mundo da Luna
Início do conteúdo da página

MAST de Portas Abertas - Fim de Semana no mundo da Luna

Criado: Quarta, 06 de Janeiro de 2021, 09h39 | Acessos: 13

Abrindo as atividades em 2021, a programação de sábado e domingo oferece um ambiente de interação, exploração e conhecimento

O primeiro fim de semana de atividades no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) em 2021 está com uma programação especial para o público iniciar o ano com muito conteúdo, que traz dicas científicas de forma lúdica e criativa. Neste sábado (09) e domingo (10) os visitantes poderão curtir o belo e arborizado campus do MAST com seus 44 mil metros quadrados. Lembrando que, para acessar o Museu, é preciso seguir o protocolo de segurança sanitária e respeitar as medidas básicas que visam à preservação da saúde, tanto dos visitantes quanto de sua equipe. Portanto, haverá controle de acesso por sala e distribuição de 100 senhas para participar das iniciativas.

A partir das 14h, o MAST abre suas portas para que o público mergulhe nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com imagens projetadas em um ambiente virtual, é possível conhecer um pouco sobre a história da Astronomia, do MAST e das atividades desenvolvidas no campus, como o Serviço da Hora, que determina o Horário Legal Brasileiro, com efeitos visuais e sonoros. Após essa vivência tecnológica, a dica é curtir a exposição Ressurgindo das Cinzas, realizada em parceria com o Museu Nacional, que exibe mais 39 peças do em seu acervo, além de uma adaga feita de ferro meteorítico e um grande painel sobre a história do famoso meteorito Bendegó, totem este que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram a instituição em setembro de 2018.

No sábado (9), a partir das 18h, tem Cinema no Gramado com a animação O Show da Luna ao ar livre! A criançada vai se divertir com esta garotinha curiosa, que está sempre questionando sobre o mundo, fazendo do planeta Terra um grande laboratório gigante onde todos os acontecimentos são fenômenos a serem investigados. Produzida pela TV PinGuim, o Show da Luna é uma série sobre esta menina cheia de perguntas interessantes e sua paixão pela ciência, que a faz explorar o mundo com aventuras que trazem muito aprendizado! Também haverá a exibição do curta-metragem Maquete e História, que integra o projeto VerCiência, ação que ajuda a promover a disseminação da cultura científica por meio das tecnologias audiovisuais. O filme mostra como os alunos da Escola Ernesto Ribeiro da Silva, em Dores do Turvo (MG), aprendem matemática de maneira concreta que vai muito além dos materiais utilizados em sala de aula. Professores e alunos vivenciam a matemática nas ruas da cidade, explorando espaços, fazendo medições, analisando proporções, calculando escalas e construindo maquetes. 

Obs.: A realização do Cinema no Gramado está sujeita a condições climáticas. Caso chova, a atividade acontecerá no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão.

Já no domingo (10), além das exposições, o MAST oferece uma das atividades que mais faz sucesso com a criançada: o Planetário Digital. Também readequado aos procedimentos de segurança sanitária, a atividade foi adaptada para fora da cúpula e exibe as belezas celestes no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão. Serão projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. A sessão vai acontecer às 16h e será conduzida por mediadores do MAST, que irão falar sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Atenção: grupos devem entrar em contato pelo e-mail atendimento@mast.br para agendar e receber as informações sobre a visita e os procedimentos para garantir a segurança e higienização.

 

SERVIÇO

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel.: 3514-5299 e 3514-5229

Horários de visitação

Terça a sexta 09h às 17h
Sábados 14h às 19h (a portaria fecha meia hora antes)
Domingos e feriados 14h às 18h

 

FIM DE SEMANA NO MAST

SÁBADO 09/01  Funcionamento do Museu: das 14h às 19h
- Visita à exposição Ressurgindo das Cinzas
Cinema no Gramado – às 18h 

  • Show da Luna Episódio Quatro Luas para Luna.
    Duração: 12 minutos
    Classificação indicativa: livre para todas as idades

  • Projeto VerCiência Filme Maquete e História
    Duração: 25 minutos
    Classificação indicativa: 08 a 09 anos

 

DOMINGO 10/01  Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
- Visita à exposição Ressurgindo das Cinzas
- Sessão do Planetário Digital no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão (18 lugares) – às 16h

 

GRÁTIS

Mais informações em www.mast.br/museu

registrado em:
Fim do conteúdo da página