Ir direto para menu de acessibilidade.
Release > MAST de Portas Abertas – Reabertura ao Público
Início do conteúdo da página

MAST de Portas Abertas – Reabertura ao Público

Criado: Quinta, 08 de Outubro de 2020, 12h03 | Acessos: 22

Respeitando protocolos de segurança sanitária, Museu reabre ao público neste feriado de Dia das Crianças com programação especial

Após o longo e importante período de isolamento social, para evitar a propagação do coronavírus e respeitando as fases de reabertura dos locais públicos definidas pelas autoridades, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) se adaptou aos protocolos de segurança sanitária para receber novamente o seu público, presencialmente, a partir desta segunda-feira, 12 de outubro, feriado do Dia das Crianças. Para permitir o acesso da criançada ao seu belo e arborizado campus de 44 mil metros quadrados, foram adotadas medidas básicas e fundamentais visando à preservação da saúde, tanto dos visitantes quanto de sua equipe. E a reabertura do MAST conta com uma programação especial para a garotada matar a saudade do Museu!

Imersão Virtual e Meteoritos

A partir das 14h, o MAST abre suas portas para que o público mergulhe nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com imagens projetadas em um ambiente virtual, é possível conhecer um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros na sala projetada para simular uma jornada pelo Universo. E quem acompanhou as notícias sobre a chuva de meteoritos que aconteceu no mês de agosto, em Santa Filomena, cidade no interior de Pernambuco, e ficou com vontade de ver de perto outras pedras que também caíram do céu, não pode deixar de conhecer a exposição Ressurgindo das Cinzas!

Não apenas para ser visto, mas também tocado, o meteorito Santa Luzia, segundo maior objeto espacial conhecido no Brasil, está exposto em frente à fachada principal do MAST para apreciação dos visitantes. A pedra de aproximadamente duas toneladas faz parte da mostra realizada em parceria com o Museu Nacional, que também exibe mais 39 peças do em seu acervo, além de uma adaga feita de ferro meteorítico e um totem que conta a história do famoso meteorito Bendegó, que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram o Museu Nacional em setembro de 2018.

Um Cinema a Céu Aberto

A grande novidade que o MAST oferece ao público ao longo do mês é o Cinema no Gramado! Neste Dia das Crianças e, também, a partir de todos os sábados de Outubro, às 18h30, os visitantes poderão curtir a primeira Mostra de Filmes Científicos ao ar livre! Sob o lindo céu de primavera, a atividade é uma forma de entretenimento cultural de qualidade e uma oportunidade para apresentar a ciência e a tecnologia de maneira clara, atraente e segura dentro dos parâmetros do “novo normal”. A iniciativa busca promover e incentivar a disseminação da cultura científica por meio de filmes curtos com as temáticas de astronomia, meio ambiente, saúde, educação e cultura.

O conteúdo dos vídeos é dirigido ao público geral, sendo recomendado para a audiência a partir da faixa infantojuvenil. Confira abaixo a sinopse dos filmes que serão exibidos no Dia das Crianças:

  • MATEMÁTICA EM TODA PARTE: BRINCADEIRAS Duração – 14 minutos

Mais do que mero entretenimento, os jogos e as brincadeiras sempre despertaram o interesse dos matemáticos. Essa curiosidade auxiliou muito no desenvolvimento do conhecimento científico, especialmente nos estudos de estatística, de probabilidade e de análise combinatória. O professor Leo Akio Yokoyama põe seus conhecimentos matemáticos à prova para desafiar os jogadores Carlos Batista Domingues e Carlos Mavca, na Purrinha (jogo de adivinhação em que usam-se pequenos objetos, como moeda, pedaço de papel ou palitos quebrados) e no pôquer.

  • QUARTO DE BRINQUEDO Duração – 15 minutos

Uma boneca e seus amigos encontram respostas para suas dúvidas no Quadro Mágico. Fora do cenário do quarto, crianças opinam sobre as questões levantadas no programa. A série é indicada para crianças que estejam cursando do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Episódios apresentados:

As Acrobacias dos Números: adição e subtraçãoNúmeros por Toda Parte: os números como organizadores do espaço físico e social da criança.

Obs.: A realização do Cinema no Gramado está sujeita a condições climáticas.

Atenção: Grupos devem entrar em contato com o email atendimento@mast.br para agendar e receber as informações sobre a visita e todos os procedimentos para garantir a segurança e higienização.

 

SERVIÇO

MAST DE PORTAS ABERTAS
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel.: 3514-5299 e 3514-5229


Horários de visitação
Terça a sexta – 09h às 17h
Sábados – 14h às 20h
Domingos e feriados – 14h às 18h

 

DIA DAS CRIANÇAS NO MAST  12/10
Funcionamento do Museu: das 14h às 20h
- Visita à exposição Ressurgindo das Cinzas
- Sessões no Espaço Imersivo do Centro de Visitantes
Cinema no Gramado – Mostra de Filmes Científicos – 18h30
             * Matemática em Toda Parte: Brincadeiras
               
Duração – 14 minutos
             * Quarto de Brinquedo
               
Duração – 15 minutos

 

GRÁTIS
Mais informações em www.mast.br/museu

registrado em:
Fim do conteúdo da página