Ir direto para menu de acessibilidade.
Release > MAST lança série de debates ‘Encontro com a História em Casa’
Início do conteúdo da página

MAST lança série de debates ‘Encontro com a História em Casa’

Criado: Segunda, 15 de Junho de 2020, 08h40 | Acessos: 27

Ciclo de palestras online, no canal do YouTube, traz temas historiográficos sobre a contemporaneidade e a relação com as ciências

Ao longo dos anos, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vem realizando debates para levar conhecimento ao público, estimulando a reflexão sobre ciência, tecnologia e sociedade. O Encontro com a História, por exemplo, reúne especialistas em temas e discussões que abordam o processo histórico constitutivo das ciências e sua interface com a sociedade, em especial, a brasileira. Promovida pela Coordenação de História da Ciência e Tecnologia do MAST, a iniciativa oferece palestras que ajudam a disseminar os avanços da pesquisa desenvolvida no Museu, refletindo sobre o papel do historiador das ciências.

Neste momento de enfretamento ao COVID-19, as edições do Encontro com a História em Casa realizarão debates online sobre a contemporaneidade e sua relação com as ciências, levando em consideração o momento singular da pandemia do coronavírus e o choque de realidade sobre os limites da atuação humana em nosso Planeta. O Encontro com a História em Casa acontecerá mensalmente, com transmissão ao vivo por meio do Canal do MAST no YouTube, acessível pelo link https://www.youtube.com/watch?v=sGH0qdAgZmw , no qual o conteúdo permanecerá disponível para quem tiver perdido a transmissão. A primeira edição estreou em 10 de junho, às 15h, e abordou o tema Organizações Internacionais e Tensões Geopolíticas na História, com os historiadores Diego Galeano (Departamento de História/PUC Rio), que discorreu sobre "A Sociedade das Nações no período de entre guerras”, e Marcos Cueto (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), que explanou sobre o "Brasil e a história da Organização Mundial da Saúde, 1948-2017".

Ao longo do ano, as próximas edições vão trazer os seguintes temas: Ciências da Vida, Necropolítica e o Conceito de Morte na História; Saúde e Pensamento Indígena; Darwin, Darwinismo, Eugenia e o Tempo Histórico; Crise Climática, Desastres e Crimes Ambientais na História; Ferramentas digitais e escrita da História e Ciência, Tecnologia e Concepção de Trabalho no Projeto Liberal de Estado.

O Encontro com a História em Casa favorece a ampliação do conhecimento e da reflexão histórica para pensar a conjuntura. Desta maneira, pretende colaborar com um olhar mais apurado sobre o passado das ciências para a construção de novas perspectivas sobre as contradições do mundo globalizado e as inquietações a serem enfrentadas.


Sobre o Encontro com a História

O ciclo de palestras acontece desde o ano 2000 e tem como principal objetivo debater temas atuais da produção historiográfica. Visa, ainda, a trazer discussões sobre novos métodos e abordagens da História que possam sugerir outros caminhos e questionamentos para a área de História da Ciência.

Cada encontro conta com a participação de um ou mais convidados que apresentam e discutem temas vinculados às suas pesquisas, em andamento ou já concluídas, possibilitando intercâmbios acadêmicos e institucionais com o MAST.


Sobre a iniciativa MAST em Casa

Para manter-se próximo de seu público durante o período de isolamento social, o Museu de Astronomia e Ciências Afins realiza a iniciativa MAST em Casa, que reúne ações para levar conteúdo e conhecimento pela internet às pessoas. Esta unidade pesquisa vinculada ao MCTIC vem promovendo atividades que vão desde a Visita Remota ao Museu e a Experiência Virtual O Homem na Lua, até o aplicativo O Que É Voar? e moldes de brinquedos de papel para baixar, imprimir e montar, com temas pertinentes às atividades do Museu. As séries de  brinquedos abordam a exposição O Eclipse: Einstein, Sobral e o GPS (com moldes dos bonecos dos cientistas Albert Einstein e Henrique Morize e também representações da Lua e do Sol), a viagem espacial Missão Apollo 11 (com representações do foguete e dos astronautas Buzz Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong), os 35 Anos do MAST (com moldes de representações lúdicas do Prédio Sede do Museu e do Vitral de Urânia) e os Dedoches do Sistema Solar (moldes para fantoches de dedo, com representações do Sol e dos planetas).

Além disso, são realizadas lives semanais, pelas redes sociais do MAST, com a participação de museólogos e pesquisadores do Museu. No Canal do MAST no YouTube, estão disponíveis vários vídeos breves da série Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia, com depoimentos de especialistas de diferentes áreas do conhecimento sobre aspectos ligados à pandemia de Covid-19, e os da nova série Brincando com a Ciência, bem como as playlists das séries Semana Nacional de Museus 2020 e Semana dos Buracos Negros. O link de acesso é https://www.youtube.com/channel/UCeN8E-sECPS7EqXUF9HY6cg

registrado em:
Fim do conteúdo da página