Ir direto para menu de acessibilidade.
Release > MAST no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações
Início do conteúdo da página

MAST no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

Criado: Segunda, 05 de Outubro de 2020, 15h09 | Acessos: 24

Evento nacional promoverá conteúdos científico-tecnológicos ao público e expandirá ações para atividades já realizadas, anualmente, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Para intensificar as atividades de popularização da ciência, o Governo Federal definiu o Outubro como o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Ao longo deste período, devem ser desenvolvidas ações para a mobilização da sociedade, em especial crianças e jovens, em torno de conteúdos que têm como base os conhecimentos científico-tecnológicos. Organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) participa do evento que conta com a colaboração de instituições públicas e privadas, a exemplo de outros museus, universidades, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais e outras entidades que tratem do tema. Além disso, o Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações vai expandir seu calendário para abranger as atividades que já são realizadas, anualmente, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que também contará com a participação do MAST.

Em ambos os eventos, as iniciativas desenvolvidas em todo o país englobam ações não presenciais por conta das medidas de isolamento social para combate à pandemia do coronavírus (COVID-19). Portanto, adotou-se a estratégia de direcionar atividades on-line para garantir a continuidade das ações, buscando a interação virtual com o público focada em atrações que visam a popularizar a ciência. Este ano, com a suspensão das atividades presenciais nas instituições, as iniciativas oferecidas pelas demais unidades de pesquisa vinculadas ao MCTI não serão realizadas em conjunto no Campus do MAST. Cada instituição participante será responsável por desenvolver sua própria programação on-line para um dia específico. Confira abaixo as ações elaboradas pelo MAST:

Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

Em 2019, foi criado o decreto que instituiu o mês de outubro como o período oficial de comemoração do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. A iniciativa, que acontece de 1º a 31 de outubro, tem como finalidade mobilizar a população sobre a importância do empreendedorismo, a valorização da criatividade e da inovação. Além de criar um ambiente favorável para apresentação de conhecimentos científicos produzidos no país. A participação do MAST nesta celebração será no dia 7 de outubro com as seguintes ações:

9h - Palestra 35 Anos do Museu de Astronomia e Ciências Afins - Exibição de vídeo institucional do MAST e, na sequência, as pesquisadoras Sibele Caselli e Márcia Cristina Alves farão uma apresentação sobre a trajetória histórica dos 35 anos de criação do MAST

10h - Palestra Inteligência Artificial na Astronomia - O astrônomo e astrofísico Vladimir Jearim Suárez explanará sobre como as pesquisas na área da Astronomia tem se beneficiado da IA e quais são as principais aplicações.

11h - Palestra Brincando com a Ciência: Experimentos sem Laboratório - O tecnologista sênior do MAST Douglas Falcão e bolsistas PCI da Coordenação de Educação em Ciências abordarão suas experiências sobre a aplicação de atividades lúdicas e brinquedos que ajudam, além de divertir, a estimular o conhecimento sobre o mundo da ciência. Pensando em despertar ainda mais o interesse do público, MAST apresenta uma nova versão do projeto Brincando com a Ciência, uma série de experimentos de baixo custo para que crianças e jovens percebam alguns princípios científicos que estão na natureza.

12h - Palestra Centenário do Eclipse e das expedições científicas em Sobral-CE - A historiadora Christina Barboza e o astrônomo Vladimir Jearim Suárez, pesquisadores do MAST, irão apresentar o vídeo sobre os 100 anos das expedições científicas em Sobral e farão um debate sobre o tema.

15h - Palestra Inteligência Artificial: Lançamento de Aplicativos - O pesquisador do LNCC Fábio Porto e a Coordenadora de Educação e Popularização da Ciência (COEDU) do MAST, Simone Elias, realizarão um bate-papo sobre o Lançamento do GAME e VÍDEO desenvolvidos pelo MAST, além de abordar a trajetória histórica do desenvolvimento científico da IA.

16h – Entrevista sobre Os Desafios dos Museus de Ciência - A Diretora do MAST, Anelise Pacheco, fará uma apresentação institucional do Museu de Astronomia e concederá entrevista sobre seus desafios futuros.

17h - Palestra Ética e Inteligência Artificial - O célebre professor e doutor em Letras Muniz Sodré fará palestra magna sobre o tema.

19h - Palestra Inteligência Artificial em Museus de Ciência - O premiado curador de exposições Marcello Dantas, que assina a curadoria da exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS, montada no MAST, fará a explanação sobre o assunto.

 

Todas as atividades serão transmitidas oficialmente pelo Canal do MCTI no Youtube, e replicadas pelas redes oficiais do MAST (https://www.youtube.com/mcti).

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Realizada, anualmente, para promover a popularização do conhecimento científico e tecnológico, o tradicional evento chega a sua 17 ª edição com o tema Inteligência artificial: a nova Fronteira da Ciência Brasileira e, pela primeira vez, ocorrerá de forma totalmente virtual em todo o Brasil entre 17 a 23 de outubro. O MAST abre a programação da SNCT no dia 17, às 10h, apresentando a palestra Inteligência Artificial na Astronomia, na qual o astrônomo e astrofísico Vladimir Jearim Suárez explanará sobre como as pesquisas na área da Astronomia têm se beneficiado da IA e quais são as principais aplicações.

registrado em:
Fim do conteúdo da página