Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Release > MAST realiza a I Semana de Cartografia
Início do conteúdo da página

MAST realiza a I Semana de Cartografia

Acessos: 12

O evento, que vai de 28 de novembro a 1º de dezembro, terá desde mesas-redondas até variadas atividades educativas para crianças

Nesses tempos em que ainda há quem discuta se a Terra é plana ou redonda, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) promove a I Semana de Cartografia. O evento grátis, inspirado pela temporada da exposição Anna Bella Geiger - Local da Ação, foi elaborado pela Coordenação de Educação em Ciências (Coedu). Estudos e práticas da cartografia fazem parte do cotidiano no Museu em suas áreas finalísticas, além do MAST possuir um acervo documental, instrumentos científicos e pesquisa sobre esta área do conhecimento. Esta Semana tem o objetivo mostrar esta relação, com mesas-redondas, palestra e atividades para adultos e crianças.

A primeira mesa-redonda será na quarta-feira (28), às 14h, com o tema Cartografia e Educação, e contará com as participações dos professores Camila Vieira (UERJ/CEDERJ), Faber Paganoto (Laboratório de Ensino de Geografia e Pensamento Espacial do Colégio Pedro II - LENpGEO/CP II) e Ronaldo Almeida (Coedu/MAST), seguida de apresentação de pôsteres. A seguinte, na quinta-feira (29), terá o tema Cartografia no MAST com as presenças de Moema Vergara (Coordenadora de Educação em Ciências), Marcio Rangel (Coordenador de Museologia) e Everaldo Frade e José Benito Abella, ambos da Coordenação de Documentação e Arquivo. No sábado (1º), às 15h, a professora Carla Monteiro Sales, da UFF, fará a palestra Os Mapas e suas Visões de Mundo: Relações entre Cartografia e Arte.

Também estão programadas Atividades Educativas. Em Brincando com o Quadrante, que será realizada na sexta (30) e no sábado (1º), no Pavilhão das Lunetas, o público juvenil vai poder confeccionar um mapa e passar pela experiência de usar um quadrante náutico. Também na sexta e no sábado, no gramado em frente ao Prédio Sede do MAST, os visitantes poderão conferir As Paisagens Esquecidas de São Cristóvão, com o auxílio de um mapa histórico, em que os mediadores conduzirão o público a uma observação da paisagem para redescobrir o Bairro Imperial. Já em Cartografia para Crianças, o público infantojuvenil vai poder confeccionar um mapa artístico, desconstruindo a ideia da cartografia.

Além das atividades da I Semana de Cartografia, o público que for ao MAST neste fim de semana poderá ver a mostra de gravuras Local da Ação, da prestigiada artista visual Anna Bella Geiger. As imagens dialogam com as pesquisas relacionadas ao MAST sobre cartografias e também com o acervo da exposição permanente Olhar o Céu, Medir a Terra, com mapas e instrumentos científicos.

SERVIÇO
I SEMAMA DE CARTOGRAFIA - 28/11 a 1º/12
Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229

Quarta - 28/11
Mesa-Redonda Cartografia e Educação - 14h
Auditório do Prédio Anexo

Apresentação de Pôsteres - 16h30
Hall do Prédio Anexo

Quinta - 29/11
Mesa-Redonda Cartografia no MAST - 14h
Auditório do Prédio Sede

Sexta - 30/11
Atividade Educativa Brincando com o Quadrante - 14h
Pavilhão das Lunetas

Atividade Educativa As Paisagens Esquecidas de São Cristóvão - 15h30 - Gramado em frente ao Prédio Sede

Sábado - 1º/12
Palestra Os Mapas e suas Visões de Mundo: Relações entre Cartografia e Arte - 15h
Auditório do Prédio Anexo

Atividade Educativa Brincando com o Quadrante - 15h
Pavilhão das Lunetas

Atividade Educativa Cartografia para Crianças - 15h30
Auditório do Prédio Anexo

Atividade Educativa As Paisagens Esquecidas de São Cristóvão - 16h - Gramado em frente ao Prédio Sede

GRÁTIS

registrado em:
Fim do conteúdo da página