Ir direto para menu de acessibilidade.
Release > MAST realiza a XXV Jornada de Iniciação Científica
Início do conteúdo da página

MAST realiza a XXV Jornada de Iniciação Científica

Criado: Quarta, 12 de Agosto de 2020, 16h35 | Acessos: 43

Evento em versão on-line é oportunidade para conhecer as pesquisas desenvolvidas no Museu de Astronomia e Ciências Afins e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação científica dos graduandos

Para divulgar e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação científica dos graduandos a partir de pesquisas vinculadas às diversas áreas de conhecimento do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) realiza nesta quinta-feira (13) a XXV Jornada de Iniciação Científica.

Com as mudanças provocadas pela pandemia do coronavírus, a edição do ano de 2020 se adapta para ser inteiramente on-line, com os bolsistas apresentando seus projetos previamente gravados e interagindo com o comitê avaliador externo, formado pelos professores Antonio Augusto Videira (UERJ), Martha Marandino (USP) e Rafael Zamorano (MHN). O encontro promoverá ainda uma homenagem à professora Guaracira Gouvea (1947 - 2020), em sua mesa de abertura que acontece às 10h.

Os interessados em acompanhar as apresentações podem participar na Sala Virtual, acessando por este link:

https://accounts.google.com/AccountChooser/signinchooser?continue=https%3A%2F%2Fstream.meet.google.com%2Fstream%2F8b0546eb-fe7f-4ab2-be77-d71fb4842493%3Fddr%3Dtrue&flowName=GlifWebSignIn&flowEntry=AccountChooser

Para visualizar o Caderno de Resumos da XXV Jornada PIBIC, basta acessar este link http://www.mast.br/images/noticias/2020/agosto/caderno-de-resumos-pibic-2020.pdf

 

Programação:

10h – Abertura:

- Simone Rodrigues Elias (MAST), Marta de Almeida (Coordenadora do PIBIC), Antonio Augusto Passos Videira (UERJ), Martha Marandino (USP) e Rafael Zamorano (MHN).

10h15 - 25 anos PIBIC/MAST

- Andrea Costa MN e UNIRIO, e Fernanda Barbosa Reis PCI MAST.

 

10h30 - Educação e Ciência no Brasil: uma homenagem à profª. Guaracira Gouvêa.

- Carmem Irene C. de Oliveira – UNIRIO. - Apresentação de Vídeo da Coordenação de Educação em Ciências.

 

11h – Sessão de debates 1

- Andressa de Sousa Braz - A circulação e recepção da carta ao milionésimo 1922.

- Matheus Freire Silva Torres - Produção e circulação da carta ao milionésimo 1922.

- Yuri Costa Pinto Mariano - Documentação de acervo de objetos de C&T dos observatórios magnéticos de Vassouras e Tatuoca.

- Jackson Almeida de Farias - Estudo sobre editais de divulgação e popularização da ciência do CNPQ no período 2003-2015.

- Mateus Vieira Granja - A estrada de ferro D. Pedro II e as possibilidades de popularização de história da ciência.

- Nícollas Coêlho Brandão - A estrada de ferro D. Pedro II e as possibilidades de popularização de história da ciência.

 

12h – Almoço

 

14h - Sessão de debates 2

- Larissa Valiate Leal de Almeida

- Popularização da ciência e tecnologia a partir de instrumentos científicos de valor histórico do acervo do MAST.

- Taylan Sales Silva - Um olhar para o ensino de astronomia no Brasil: a divulgação da astronomia na colaboração museu-escola.

- Edmo Martins Melo - Dados para um estudo prosopográfico: narrativa sobre transformações vividas no conselho deliberativo do CNPQ em seus primeiros vinte anos.

- Tainah Gouvêa dos Santos - Recuperação, preservação e acesso à informação: o arquivo CNPQ e o Prosopon.

- Guilherme Villela Pereira - Observações astronômicas nas expedições demarcatórias de limites no século XVIII – a viagem dos instrumentos.

- Maria Eduarda Couto de Melo - As comissões de limites: viagens e circulação de saberes e demarcação territorial na Amazônia durante o século XVIII.

- Heitor Martins Guimarães - A fronteira na história da antropologia: acervo digital, céu Tikuna e sazonalidade.

- Lia Fernandes Peixinho - A história da antropologia Tikuna em coleções digitais.

 

15 h – Intervalo

 

15h10 – Sessão de debates 3

- Iara Barbosa do Nascimento - Um diagnóstico sobre a participação feminina na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

- Núbia de Sousa Rodrigues - As instituições científicas na Exposição Internacional de Higiene e seu impacto na imprensa.

- Marcela Valverde Carvalho - Clima, saúde e espaço urbano.

- Bruno Felipe Monteiro Arruda - A constituição da astrofísica no Brasil.

- Letícia Maria Rodrigues de Melo Oliveira – Mulheres e astrônomas.

- Jéssica Maria da Silva - Estudo de conservação preventiva de documentos científicos e históricos.

- Maria Elena Venero Ugarte - Estudos de conservação preventiva de documentos científicos e históricos - termos e conceitos em diagnóstico de conservação e indicação de propostas de tratamento.

- Victor Hugo de Paula Capilé de Souza- Estudo de estratégias em educação de ciências em museus de ciência e tecnologia.

 

16 h - Encerramento

 

Esta edição celebra os 25 anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq no MAST. A Jornada é uma oportunidade de conhecer as pesquisas desenvolvidas nas diversas coordenações do MAST e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação dos graduandos. A iniciativa busca estimular a vocação científica, proporcionando aos estudantes com potencial talento científico a participação em projetos de pesquisa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página