Ir direto para menu de acessibilidade.
Release > MAST sedia no Rio a mostra de filmes científicos 250 anos de Humboldt
Início do conteúdo da página

MAST sedia no Rio a mostra de filmes científicos 250 anos de Humboldt

Criado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 16h13 | Acessos: 21

Evento que exibirá, gratuitamente, 16 títulos internacionais é realizado em parceria com o Instituto Goethe e o Projeto ComKids

Considerado pelo genial Charles Darwin (1809-1882) como o "maior cientista expedicionário de todos os tempos", o grande naturalista alemão e pai da geografia moderna Alexander von Humboldt (1769-1859) será o tema de uma mostra cinematográfica voltada para crianças, jovens e adultos com o objetivo de despertar a curiosidade e o interesse pela ciência. Fruto da parceria entre o Goethe Institut, o projeto ComKids e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a Mostra de Filmes Científicos - 250 Anos de Humboldt será realizada no MAST entre os dias 18 e 30 de novembro. Serão exibidos, gratuitamente, dezesseis curtas, médias e longas-metragens dublados ou legendados com produções vindas de países como Áustria, Alemanha, Canadá, Chile, Estados Unidos, Holanda, Irlanda, Japão, México, Suíça e Tailândia.

Trata-se de um braço do Science Film Festival, evento promovido pelo Goethe Institut com o apoio e participação do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha em mais de 20 países da Ásia, Oriente Médio, África e, pela primeira vez, no Brasil e na América Latina. Nesta edição, a mostra traz como temática central Humboldt e a Rede da Vida, marcando os 250 anos de nascimento do cientista alemão, com uma seleção de filmes curiosos, instigantes, divertidos e científicos que adotam as abordagens e temas visitados no passado por Humboldt com ecos no presente. Seu legado passa pelos temas da sustentabilidade e da multidisciplinariedade, sendo que já em 1800, Humboldt falava sobre mudanças climáticas provocadas pelo homem e seu prejuízo para o planeta. Ele não apenas foi o cientista mais famoso de sua época, mas um pensador visionário e um pioneiro do ambientalismo. Humboldt via a Terra como um organismo vivo, onde tudo estava conectado, desde o menor inseto até as árvores mais altas.

O Science Film Festival conta com a colaboração e participação ativa de instituições de educação científica, escolas, universidades, ministérios e centros culturais em cada um dos países anfitriões, assim como o entusiasmo de seus funcionários e outros parceiros, como ONGs, educadores e grupos de voluntários estudantis que facilitam as exibições e atividades.

Aqui no Brasil o evento vai acontecer em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Florianópolis, através de um trabalho de produção e articulação do comKids. Em São Paulo, uma mostra de programas será exibida em 14 unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEU) integrantes do Circuito SPcine de cinema da Prefeitura de São Paulo. No Rio de Janeiro, uma mostra será realizada no Museu de Astronomia e Ciências Afins, em uma parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia. Em Florianópolis, a mostra acontece no Centro Integrado de Cultura em parceria com a Mostra Infantil de Cinema de Florianópolis. Mais informações podem ser obtidas no site comkids.com.br/parceria-comkids-e-goethe-institut-traz-para-o-brasil-o-science-film-festival/ .

 

SESSÕES DISPONÍVEIS PARA AGENDAMENTO COM ESCOLAS

Ainda há sessões disponíveis para agendamento com grupos de escolas entre os dias 18 e 22 de novembro, das 10h às 16h, e entre os dias 25 e 29 de novembro, das 14h às 17h. Basta entrar em contato através do e-mail atendimento@mast.br .

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO BRASIL

O Festival disponibiliza ainda atividades educativas num guia didático exposto no site, que complementa os temas explorados nos filmes através de experiências práticas, projetos ou jogos de aprendizagem oferecidos para professores e o público jovem e infantil. O SFF oferece um ambiente de aprendizado eficaz e agradável através dessa abordagem multidisciplinar com jogos, projetos e práticas que podem ser feitas antes ou depois dos filmes para enriquecer a experiência. Escolas interessadas nas atividades e que queiram acessar o material podem entrar em contato com o comKids através do endereço mostracomkids@gmail.com. Os filmes ficarão disponíveis em um link privado do Vimeo até o final da mostra.

 

MESA-REDONDA ALEXANDER VON HUMBOLDT E O MEIO AMBIENTE HOJE

Encerrando a maratona de filmes, a mesa-redonda Alexander von Humboldt e o Meio Ambiente Hoje será realizada no sábado, 30 de novembro, às 16 horas, no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão. Mediado pela pesquisadora Priscila Faulhaber, da Coordenação de História da Ciência e Tecnologia do MAST com as participações de professor titular de Literatura Alemã na USP, Willi Bolle, e do professor de Sociologia da PUC Rio e ex-presidente do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (entre 2003 e 2013), Liszt Vieira. Antes do debate, Bolle fará a breve palestra A Obra de Alexander von Humboldt e Vieira fará uma rápida explanação sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. A mesa trará para os dias de hoje a contribuição de Alexander Von Humboldt, notadamente no que se refere problemas atuais relacionados a meio ambiente e desenvolvimento.

 

SESSÕES

Para crianças até 8 anos- Dinos e crianças cientistas (dublada)

  • Dino Dana: Game of Bones, Canadá, 2017.
  • Ralph e os Dinossauros, Suíça, 2017.
  • Casa dos Pequenos Cientistas: Fibra natural, 2019.
  • A Grande Aventura dos Irmãos Gude!, Japão 2018.
  • Lyn e Babasa aranha Zen Tarantum, Chile, 2018.

Para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos – Tudo é ciência (legendada)

  • Experimenta: a ciência das crianças, Chile, 2018.
  • Rumo às estrelas, Irlanda, 2019.
  • Banho quente – um aquecedor solar desenvolvido por Xochitl, México, 2018.
  • Bodypedia: Cérebro, Japão/Reino Unido, 2018.
  • Trabalho de campo: tem plástico na minha comida?, Holanda, 2019.  
  • Nove e meio – Repórter: É tudo sucata?, Alemanha, 2018.

Educação continuada –jovens e adultos (legendada)

  • Terra: a natureza do nosso planeta - Episódio 01: Ar, Áustria, 2018.
  • Terra: a natureza do nosso planeta - Episódio 02: Terra, Áustria, 2018. 
  • Terra: a natureza do nosso planeta - Episódio 03: Água, Áustria, 2018.

Sessão Especial Humboldt 01 – jovens e adultos (legendada)

  • Humboldt e a Redescoberta da Natureza, Alemanha, 2019.

Sessão Especial Humboldt 02 (legendada)

  • Humboldt 250 – O Redescobridor da América Latina: Ep01 a 07, Alemanha, 2019.

 

SINOPSES


Dino Dana: Game of Bones

Diretor: J.J. Johnson
Produção: Sinking Ship Entertainment
Duração: 22 min
Canadá, 2017



Dana, paleontóloga em formação de 9 anos, e seus dinossauros, acompanhados por mamíferos pré-históricos, exploram como as pessoas das cavernas viviam ao lado de mamutes e dentes-de-sabre e como alguns dinossauros sobreviveram à extinção. Neste curta-metragem de duas partes, Dana se concentra em criar um elaborado jogo de tabuleiro chamado Game of Bones, que mostra o lado competitivo de sua família ao interpretar o que aconteceu quando um meteorito acabou com o reinado dos dinossauros.

 

Ralph e os Dinossauros
Diretor: Marcel Barelli
Produção: Nadasdy film
Duração: 05min
Suíça, 2017



Você sabia que alguns dinossauros tinham pelugem? Alguém já lhe disse que o Tiranossauro não era o maior dinossauro carnívoro e que, a cada ano, descobrimos novas espécies de dinossauros, apesar de eles estarem extintos há milhões de anos? E você sabia que alguns dinossauros realmente comiam pedras? Desde que descobrimos a existência dessas criaturas gigantes neste planeta, nosso conhecimento sobre os dinossauros e a aparência deles não parou de mudar. Siga as aventuras de Ralph no mundo dos dinossauros e divirta-se aprendendo ou renovando suas ideias sobre o que você acha que já sabe.

 

 

Lyn e Babas – a aranha Zen Tarantum
Diretora: Karen Garib e Julián Rosenblatt
Produção: GVC produciones/Consejo Nacional de Televisión Chile
Duração: 07min32
Chile, 2018



Lyn é uma menina muito curiosa e inquieta que quer investigar o mundo ao lado de seu grande amigo Babas, um pequeno caracol. Em cada capítulo, eles embarcam em uma aventura que os leva a descobrir diferentes fenômenos naturais, animais, insetos ou plantas e acabam por explorar e se autoconhecer.

 

 

Casa dos Pequenos Cientistas: Fibra natural
Diretor: Warinnet Termsiri kamol
Produção: The National Science Museum, Thailand (NSM)
Duração: 10min19
Tailândia, 2019



A ideia principal do programa Casa dos Pequenos Cientistas é incentivar as crianças em idade pré-escolar— tanto no programa quanto no público — a observar, explorar e experimentar alegremente para obter insights sobre experiências científicas e se divertir bastante fazendo isso! Neste curta-metragem, os jovens espectadores aprenderão tudo sobre fibras naturais e descobrirão que algumas de suas roupas são feitas da chamada flor de algodão. Esta flor única é processada em fios de seda, que depois são tecidos em vários padrões de roupas com uma máquina especial de tecelagem de algodão.

 

A Grande Aventura dos Irmãos Gude!
Diretores: Masahiko Sato, Masumi Uchino, Masaya Ishikawa
Produção: NHK in association e NHK Educational Corporation
Duração: 15min
Japão, 2018



No mundo do Pythagora Switch, sucesso da NHK, as gudes viajam através de uma série de mecanismos engenhosos feitos de coisas comuns, colocando em movimento as maravilhosas engenhocas. Os heróis são os Irmãos Gude: Vermelho, Amarelo e Verde. Mas uma força sombria não está feliz com o fato de que eles sempre estão no centro das atenções! Com o invejoso Exército da Bola Preta em seus calcanhares, as gudes devem se unir enquanto enfrentam uma série de obstáculos. Armadilhas, pontes levadiças e copos de papel estão à espreita! Os encantadores heróis inanimados ganham vida neste visual viciante. A apresentação simples, mas sofisticada, certamente atrairá crianças e adultos.

 

Experimenta: a ciência das crianças
Diretora: Karen Garib
Produção: Consejo Nacional de Televisión Chile
Duração: 09min58
Chile, 2018



“Experimente a ciência das crianças” é uma série infantil de reportagens televisivas apresentadas por crianças, que fazem diferentes perguntas sobre diversos tópicos de ciência e tecnologia, visitam um laboratório ou instituição e se encontram com um pesquisador. Neste episódio, Pancho se pergunta sobre a diversidade de vida no oceano. Durante suas férias, ele conhece o oceanógrafo Rubén Escribano, com quem ele faz uma curta viagem de campo para coletar uma amostra do oceano e analisá-la no microscópio.

 

 

Banho quente – um aquecedor solar desenvolvido por Xochitl
Diretor: Jesus Antonio Reyes Mendoza
Produção: VientosCulturales
Duração: 03min17
México, 2018



Xóchitl Guadalupe Cruz López é uma aluna do 3º anoque mora na região maia no sul do México, tem apenas 8 anos, mas já fez história em seu país natal: em março de 2018, tornou-se a primeira menina a receber o "Reconhecimento do Instituto de Ciência Nuclear para as Mulheres" — prêmio dado geralmente a adultos pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) — por ter desenvolvido um aquecedor solar de água a partir de materiais reciclados, para ajudar o meio ambiente e as pessoas com baixa renda. Ela instalou o primeiro aquecedor solar de água no telhado de sua casa, com a ajuda de seu pai, e agora está procurando apoio das universidades.

 

Rumo às estrelas
Diretor: Kevin Hughes
Produção: DamienDonnelly
Duração: 07min23
Irlanda, 2018



Grace, de 11 anos, acorda do seu sonho de ir à lua em um foguete porque seus pais e o amigo deles discutem sobre o futuro na sala de estar abaixo. Curiosa, ela sai da cama e os espiona, mas, depois que um deles descarta a exploração espacial, ela volta para seu quarto e escreve uma carta de esperança, que ela dobra em um avião de papel e joga para eles. 20 anos depois, Grace dá as boas-vindas a um grande grupo de pessoas que estão visitando a NASA, onde agora ela trabalha. Ela lê a carta em voz alta, o que motiva uma jovem na plateia a iniciar sua própria jornada de curiosidade e exploração.

 

Bodypedia: Cérebro
Diretor: Mio Akutagawa
Produção: NHK em coprodução com a S4C em associação com a NHK EDUCATIONAL
Duração: 10min
Japão, Reino Unido, 2018



O Bodypedia é um programa de ciências médicas, voltado para crianças de 6 a 8 anos. Nessa idade, muitas crianças já começaram a desenvolver autoconsciência e interesse em seus próprios corpos. Dividida em vários episódios compostos de segmentos de 1 a 3 minutos, a série explora a beleza e o mistério do corpo humano usando personagens que são órgãos fofos animados e imagens de microscópio de alta resolução (4K/8K). Ele também faz uso de computação gráfica, empregando as técnicas que foram acumuladas da série especial da NHK, "O Corpo", para mostrar o incrível mundo que existe dentro de nós e oferecer uma perspectiva única sobre o corpo humano, muitas vezes através de comédia sutil, a fim de envolver o público mais jovem.

 

 

Trabalho de campo: tem plástico na minha comida?
Diretor: Renko Douze
Produção: NTR
Duração: 20min02
Holanda, 2019



Você sabia que tinha plástico naquele peixe delicioso que você comeu na noite passada? E que, se você cravar os dentes em um sanduíche com manteiga de amendoim, também come plástico? Dificilmente você consegue imaginar, mas o plástico está escondido em quase toda a nossa comida. Além disso, inalamos plástico. Neste episódio, os anfitriões Matthijs e Jonata fazem essas descobertas. Ao assistir, os espectadores descobrem que você pode fazer as coisas mais incríveis com o plástico, mas esse plástico também é um problema enorme que não podemos ignorar. Ele está em toda parte, até mesmo em nossa comida! 'De Buitendienst', ou 'Serviço de campo', é um programa sobre natureza e sustentabilidade voltado para crianças de 8 a 12 anos.

 

 

Nove e meio – Repórter: É tudo sucata?
Diretora: Antía Martínez Amor
Produção: tvision GmbH (on behalf of WDR)
Duração: 09min30
Alemanha, 2018



Dois milhões de toneladas de refrigeradores antigos, smartphones, consoles de videogames e outros dispositivos eletrônicos são jogados fora e acabam nos aterros da Alemanha todos os anos. Siham quer descobrir o que acontece depois com essas imensas montanhas de lixo. Ela visita a maior recicladora de cobre do mundo e aprende que muitos dispositivos quebrados podem ser consertados com algum esforço. Este curta-metragem explica por que isso é uma boa ideia e por que nosso lixo eletrônico pode se tornar um perigo real para pessoas de outros países.

 

Humboldt e a Redescoberta da Natureza
Diretor: Tilman Remme
Produção: ZDF
Duração: 43min30
Alemanha, 2019

Alexander von Humboldt foi um dos exploradores mais importantes da Alemanha e parcialmente responsável pelo reconhecimento da geografia como ciência empírica. Suas viagens de pesquisa o levaram à América Latina, aos Estados Unidos e à Ásia Central, onde conduziu trabalho de campo científico em física, química, geologia, botânica e astronomia. No entanto, foi apenas recentemente que sua compreensão inicial das questões ambientais se tornou foco de pesquisa. Por ocasião do aniversário de 250 anos do naturalista alemão, a historiadora Andrea Wulf faz uma viagem empolgante pelo mundo e leva o espectador às corredeiras do rio Orinoco e aos picos mais altos dos Andes, que moldaram o novo entendimento de Humboldt sobre a natureza.

 



Terra: a natureza do nosso planeta – Episódio 01: Ar
Diretor: Ivo Filatsch
Produção: Terra Mater Factual Studios GmbH
Duração: 49min49
Áustria, 2018

À primeira vista, nossa atmosfera parece vazia. Mas essa camada de ar é um habitat para a vida por si só, e abriga uma variedade surpreendentemente ampla de criaturas - a mais notável delas certamente são pássaros. Muitas aves marinhas, como o albatroz ou o papagaio-do-mar do Atlântico, passam boa parte da vida na asa. Dessa forma, eles cobrem distâncias enormes. O detentor do recorde entre todas as espécies de aves é a andorinha-do-mar, que pode permanecer no ar por meses no final, voando milhares de quilômetros. Beber, alimentar e até dormir: a andorinha-do-mar desempenha todas as atividades vitais em voo. Somente durante a estação de reprodução é que esse passageiro frequente chega à terra, onde cria seus filhotes em grandes colônias.

 

 

Terra: a natureza do nosso planeta - Episódio 02: Terra
Diretor: Petra Lederhilger
Produção: A productionof Terra Mater Factual StudiosGmbH
Duração: 49min59
Áustria, 2018



As placas tectônicas do nosso planeta estão em constante movimento. Quando elas colidem e se chocam umas com as outras, podem ocorrer terremotos ou tsunamis. Paradoxalmente, as forças destrutivas abaixo do solo são também uma fonte de vida nova. Começa quando as sementes de plantas são transportadas pelo vento para as novas ilhas, germinam e a vegetação se enraíza. A colonização de um novo território é muitas vezes uma questão de sorte. Quando morcegos frugívoros migram para ilhas tropicais, eles inadvertidamente espalham sementes de plantas de um lugar para o outro através de seus excrementos; o vento pode transportar aranhas, ainda agarradas às suas teias, por grandes distâncias para estranhas casas novas.

 

Terra: a natureza do nosso planeta – Episódio 03: Água
Diretor: Martin Mészáros
Produção: A production of Terra Mater Factual Studios
Duração: 49min46



É irônico que chamemos nosso planeta de "Terra" quando 2/3 de sua superfície estão cobertos de água! Os oceanos, com suas temperaturas flutuantes e correntes globais, também atuam como uma força motriz para fenômenos meteorológicos locais e mudanças climáticas globais. Além disso, eles fornecem um imenso habitat para uma variedade incontável de espécies. Algumas das mais importantes são plantas e bactérias microscópicas. Sob as condições ambientais certas, elas podem ser vistas do espaço em um dos espetáculos mais misteriosos da natureza — a proliferação de algas, uma repentina reprodução em massa do fitoplâncton que muda a cor de vastos corpos de água em uma extensão luminescente e azul esverdeada. É uma vista maravilhosa, mas, como tantas vezes acontece na natureza,o que é bom para alguns é mortal para outros.

 

 

Humboldt 250 – O Redescobridor da América Latina:
Diretor: Christian Roman
Produção: DW
Duração: 08min31
Alemanha, 2019


Episódio 01: Medindo o Novo Mundo

Alexander von Humboldt foi para a América do Sul procurando entender como "todas as forças da natureza estão interligadas e interconectadas". Ele encontrou a inspiração que precisava ao escalar o vulcão Chimborazo. Esses insights levaram à descoberta de suas ideias pioneiras sobre ecologia e geografia vegetal.

 

Episódio 02: Visões vulcânicas nos Andes

Durante seus anos na América do Sul, muitos dos momentos mais intrigantes de Alexander von Humboldt ocorreram na "Avenida dos Vulcões" no Equador. Indo contra a corrente, suas medições levaram a novos insights geológicos sobre o modo como os eventos vulcânicos moldam a face da Terra.

 

Episódio 03: Respeito pelas Culturas Indígenas

Alexander von Humboldt era fascinado pelas culturas indígenas. Em sua expedição sul-americana, ele encontrou grupos cujo modo de vida não era afetado pelo mundo exterior. A viagem nos leva à comunidade Achuar, na fronteira do Peru e do Equador.

 

Episódio 04: Corrente crucial para o clima global

A corrente de Humboldt, ao longo da costa do Pacífico da América do Sul, é um gigantesco ecossistema marinho. A corrente ascendente de água fria e rica em nutrientes, que ficou famosa graças a Humboldt, é uma fonte de vida para os peixes. Ela também afeta o clima global e é altamente sensível às mudanças climáticas.

 

Episódio 05: Biodiversidade no Orinoco

Mais de 200 anos atrás, Alexander von Humboldt explorou 2.500 km do sistema do rio Orinoco. A vida selvagem repleta de espécies encantou o naturalista alemão. Atualmente, um biólogo está lutando para preservar a biodiversidade ameaçada da região.

 

Episódio 06: Escravidão, o Maior de Todos os Males

Em suas viagens pelas colônias espanholas da América Latina, Humboldt testemunhou o tratamento brutal infligido aos trabalhadores indígenas e africanos. O legado da escravidão ainda persiste, mesmo na aldeia de Palenque, a primeira cidade livre na América do Sul.

 

Episódio 07: Tudo é Interação

Como geólogo, humanista e pioneiro da ecologia, Alexander von Humboldt continua inspirando cientistas nos dias de hoje. Em sua expedição à América do Sul, ele desafiou as noções europeias sobre o Novo Mundo e aperfeiçoou sua visão sobre a unidade da natureza. Nossa última parada

 

 

 

SERVIÇO

FIM DE SEMANA NO MAST MOSTRA DE FILMES CIENTÍFICOS - 250 ANOS DE HUMBOLDT 18 e 30 de novembro
Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229

 

Mesa-Redonda Alexander von Humboldt e o Meio Ambiente Hoje30/11/2019 Auditório do Prédio Ronaldo Mourão16h

Willi Bolle Professor titular de Literatura Alemã na USP

Liszt Vieira Professor da PUC Rio e ex-presidente do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2003 a 2013). Mediação: Priscila Faulhaber, da Coordenação de História da Ciência e Tecnologia do MAST

 

Classificação etária: Livre

GRÁTIS

 

 

FICHA TÉCNICA


Science Film Festival Goethe Institut

Andreas Kemplin, Christine Kemplin, Julian Fucks, Holger Beier, Yara Castanheira e Nora Kühnhold


comKids

Beth Carmona, Thaisa Oliveira, Sandra Alves, Paula de Oliveira, Leila Baesso, Raíssa Kaspar, Carolina Nascimento, Jean Tomceac e Centauro – Dublagens, traduções e legendas


Museu de Astronomia e Ciências e Afins

Anelise Pacheco, Edilene Ferreira e Janderson Machado


Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Luiza Lins

 

Mais informações:

www.mast.br/museu
https://comkids.com.br/conheca-os-filmes-do-science-film-festival/

registrado em:
Fim do conteúdo da página