Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Acesso aos arquivos históricos da ciência brasileira
Início do conteúdo da página

Acesso aos arquivos históricos da ciência brasileira

Conheça a Base de Dados Zenith, que disponibiliza documentos pessoais de cientistas com relevantes contribuições para a história da ciência no Brasil

  • Criado: Segunda, 08 de Junho de 2020, 13h06
  • Acessos: 166

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) é a instituição responsável pela guarda de um valioso acervo arquivístico e museológico para a história da ciência do Brasil.E, desde 2014, permite ao público a acessibilidade de documentos já digitalizadospor meio da Base de Dados Zenith,que possui diversos arquivos pessoais de cientistas e de instituições da área de Astronomia e suas ciências afins, como Matemática, Física, Química e outras.

O responsável pelo arquivo de história da ciência do MAST, José Benito Abellás, e a bolsista, Vanessa Souza, ambos da Coordenação de Documentação e Arquivo, apresentam como é feita a pesquisa remota ao arquivo histórico do MAST, via Base de Dados Zenith, tomando como exemplo o acervo do astrônomo Luís Cruls, diretor do Observatório Nacional na virada do século XIX para o XX. Eles explicam como os usuários, após um simples cadastro, podem acessar as imagens de arquivos já digitalizados, remotamente, e pesquisar informações de todos os arquivos já organizados pela equipe do MAST.

Clique para ver o vídeo

 

A Base de Dados Zenith permite buscas sobre a documentação sob guarda do Arquivo de História da Ciência. Além disso, por meio da Zenith, é possível visualizar a documentação já digitalizada pelo MAST, em um processo que pretende disponibilizar grande parte de seu acervo arquivístico para consulta remota.

registrado em:
Fim do conteúdo da página