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Brincando com a Ciência: Erosão do Solo

Experimentos mostram o processo de transformação da natureza onde ocorre desgaste, transporte e sedimentação do solo

  • Criado: Quarta, 14 de Outubro de 2020, 15h48
  • Acessos: 51

A edição desta quarta-feira do projeto Brincando com a Ciência traz o tema Erosão do Solo e apresenta, por meio de dois experimentos simples, como é o processo de transformação da natureza onde ocorre desgaste, transporte e sedimentação do solo a partir de agentes como a água, ventos e os seres vivos. A atividade conta com dois vídeos que simulam a erosão em dois ambientes distintos: um com mata ciliar presente (vegetação que beira os rios) e o outro em área desmatada. Os ambientes serão representados por meio de garrafas PET contendo terra e plantas, e como cada um deles sofrerá com a ação da chuva (produzida com o auxílio de um jarro com água). Qual será o resultado desta experiência? Acesse o canal do MAST no Youtube a partir das 17h e veja como a atividade comprova o fenômeno da erosão e ressalta a importância de não degradarmos os ambientes naturais.

Clique na imagem para assistir

Sobre o Brincando com a Ciência
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) apresenta uma nova versão do projeto Brincando com a Ciência, uma série de iniciativas para que crianças e jovens percebam que princípios e estudos científicos podem ser identificados em atividades prazerosas. O canal do MAST no YouTube disponibiliza vídeos para ensinar o público a realizar uma brincadeira simples ou construir um aparato interessante, utilizando princípios científicos.

A iniciativa foi criada em 1986 no MAST com o objetivo de oferecer um ambiente interativo em que a brincadeira seja o elemento de aproximação do público com a ciência. Com o aproveitamento de materiais disponíveis em casa, normalmente, como garrafas PET, elásticos e tubos de caneta, são construídos os mais diversos experimentos, como o foguete de água, o boliche ecológico, o detetive químico e o avião magnético. Voltada para toda a família, a atividade utiliza princípios científicos para estimular o pensamento, a capacidade de questionar e a criatividade.

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