Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Brincando com a Ciência: Giro-Força
Início do conteúdo da página

Brincando com a Ciência: Giro-Força

  • Criado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 10h34
  • Acessos: 97

A edição desta quarta-feira do projeto Brincando com a Ciência traz um desafio simples e interessante: será que um objeto leve como uma bola de papel pode suspender um outro bem mais pesado? Venha conhecer o experimento Giro-força. Nele, o peso de um objeto é usado como uma força que obriga um outro bem mais leve a girar velozmente em um movimento circular. Usando pura criatividade, materiais como um fio de nylon, garrafa pet, frasco de shampoo, jornal e uma sacola plástica se transformam em um experimento divertido e intrigante sobre movimento circular e força centrípeta. 

Clique na imagem para assistir


Sobre o Brincando com a Ciência

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) apresenta uma nova versão do projeto Brincando com a Ciência, uma série de iniciativas para que crianças e jovens percebam que princípios e estudos científicos podem ser identificados em atividades prazerosas. Toda quarta-feira, às 15h, o canal do MAST no YouTube vai apresentar um novo vídeo, abordando um tema diferente que ensina o público a realizar uma brincadeira simples ou construir um aparato interessante, utilizando princípios científicos.

A iniciativa foi criada em 1986 no MAST com o objetivo de oferecer um ambiente interativo em que a brincadeira seja o elemento de aproximação do público com a ciência. Com o aproveitamento de materiais disponíveis em casa, normalmente, como garrafas PET, elásticos e tubos de caneta, são construídos os mais diversos experimentos, como o foguete de água, o boliche ecológico, o detetive químico e o avião magnético. Voltada para toda a família, a atividade utiliza princípios científicos para estimular o pensamento, a capacidade de questionar e a criatividade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página