Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MAST na 12ª Primavera dos Museus
Início do conteúdo da página

Ciclo de Palestras - Elétron, o contador de histórias do Universo

  • Publicado: Sexta, 13 de Julho de 2018, 12h10
  • Última atualização em Segunda, 06 de Agosto de 2018, 07h56

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza neste sábado (4), a edição do Ciclo de Palestras, que traz este mês uma vasta e profunda história do nosso Universo contada por meio de uma partícula que abriu novas visões para o conhecimento da Natureza. Com o tema "Elétron, o contador de histórias do Universo", o físico José Abdalla Helayël-Neto vai falar sobre a origem da matéria e da carga elétrica, contar sobre o surgimento do conceito de vácuo e como são previstas novas formas de matéria a partir do elétron, partícula descoberta em 1897, que começou a ser compreendida através das leis do mundo quântico e da Teoria da Relatividade.

O Ciclo de Palestras começa às 15h e será transmitido em nossa página no Facebook.
Os participantes poderão solicitar a declaração de presença.
Haverá distribuição de 30 senhas para participar deste encontro. É preciso retirá-las na recepção do MAST, a partir das 14h30.

O palestrante:

O Prof. José Abdalla Helayël-Neto é Pesquisador Titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF. É Doutor em Física pela International School for Advanced Studies, em Trieste, onde se iniciou na pesquisa sob a orientação do Prof. Abdus Salam, Prêmio Nobel de Física de 1979. Foi também discípulo em cursos dos Profs. Paul Dirac e Cheng-Ning Yang, ambos também laureados com o Nobel de Física. Realizou pós-doutoramentos no International Centre for Theoretical Physics in Trieste, na Universidade de Trieste e na International School for Advanced Studies in Trieste. Atuou em universidades europeias e americanas e, desde 1990, é Pesquisador do CBPF, onde já orientou mais de 70 Mestres e Doutores. É autor de mais de 250 artigos científicos. Paralelamente à Física, realizou estudos de Música, tendo-se diplomado em violino e sido instrumentista em algumas orquestras em sua juventude.

Interessa-se também pela divulgação e formação de jovens para o mundo da Ciência, tendo fundado em 1994 o Curso de Pré-Vestibular para Negros e Carentes na cidade de Petrópolis, no qual vem lecionando Física e Matemática ao longo destes últimos 24 anos.


registrado em:
Fim do conteúdo da página