Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Ciência e Cultura: A Pandemia e os Povos Indígenas
Início do conteúdo da página

Ciência e Cultura: A Pandemia e os Povos Indígenas

Novo vídeo do projeto Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia aborda os impactos do coronavírus nas comunidades indígenas sob a visão Tupinambá

  • Criado: Segunda, 11 de Maio de 2020, 11h26
  • Acessos: 122

Para ajudar a entender os impactos do COVID-19 em nossa sociedade, a edição desta segunda (11) do projeto Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia traz o vídeo de Priscila Faulhaber, da Coordenação de História da Ciência e Tecnologia do MAST. A pesquisadora aborda como é possível assegurar a integridade física e cultural de povos indígenas neste período em que se expande a contaminação com o novo coronavírus.

O debate gira em torno do forte impacto de informações que são veiculadas em rede pelos meios de comunicação e como as populações indígenas passaram a tentar se proteger e a se resguardar para controlar o acesso e a circulação em seus territórios, além de outras medidas para evitar a infecção pelo COVID-19.

Clique na imagem para acessar

Além do vídeo, Priscila Faulhaber também compartilha texto sobre o tema, destacando sua pesquisa sobre a fronteira na história da antropologia, enfatizando a preocupação em valorizar os conhecimentos de etnias indígenas. Para complementar, há também o relato da professora Marcinéia Vieira de Almeida Santos Tupinambá, que aborda a experiência de isolamento do Povo Tupinambá de Olivença, localizados em parte dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema (Bahia).

Clique para ler os textos

registrado em:
Fim do conteúdo da página