Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Constelando Memórias: experiências de docentes
Início do conteúdo da página

Constelando Memórias: experiências de docentes

Primeira fase do projeto reúne depoimentos de educadores sobre a realidade enfrentada durante o período enfrentamento à COVID-19

  • Criado: Terça, 09 de Junho de 2020, 15h50
  • Acessos: 515

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) tem uma longa história de atuação voltada à capacitação de profissionais de educação e formação continuada em temas de Astronomia. Pensando em garantir a continuidade da colaboração museu-escola neste período de combate ao coronavírus, o MAST desenvolveu o projeto Constelando Memórias: experiências de professores em tempos de pandemia. Reconhecendo que a docência é uma das categorias profissionais mais impactadas nesse momento, a iniciativa visa a contribuir de uma forma diferente: ouvindo e compartilhando a experiência que docentes de todo o Brasil têm vivido desde que as aulas presenciais foram suspensas.

Nesta primeira fase do projeto, o MAST inicia uma coleta de depoimentos de professores para a criação de um acervo sobre a experiência de lecionar durante o período da pandemia. Para participar, basta o/a educador/a preencher o Formulário de Inscrição e anexar seus relatos em áudios de até 15 minutos. Parte do conteúdo coletado será transformado em uma série no “Falai do Céu” – o podcast do Projeto Olhai pro Céu. Os episódios estão disponíveis no aplicativo Spotify e vão ao ar todas as segundas-feiras. Clique AQUI e confira o episódio de estreia.

O projeto é desenvolvido pela Coordenação de Educação em Ciências (COEDU) do MAST e busca entender quais dificuldades e angústias os educadores estão enfrentando, que modificações foram realizadas para a prática do ensino e como foi o processo de transição para o meio digital em suas cidades e seus estados.

A ideia é compartilhar o conhecimento adquirido ao longo deste períodoe criar um espaço de acolhimento, onde os/as educadores/as possam relatar suas histórias e conhecer outras, facilitando o processo de superação desse momento. Ao mesmo tempo, pretende-se garantir o registro dessas experiências, reunindo depoimentos que ajudem a entender esse momento hoje e no futuro. Os depoimentos serão recebidos até o dia 9 de setembro de 2020.

A ação é coordenada pela a equipe do Projeto Olhai pro Céu, iniciativa do MAST e do Observatório Nacional (ON), criada para promover processos de formação continuada em temas de Astronomia e dar suporte às ações de professores e estagiários da área de educação da cidade do Rio de Janeiro em suas práticas pedagógicas.

 

Podcast Falai do Céu


Episódio #6 - 13/07/2020
Spotify
RadioPublic

Episódio #5 - 06/07/2020
Spotify
RadioPublic

Episódio #4 - 29/06/2020
 
Episódio #3 - 22/06/2020
 
Episódio #2 - 15/06/2020
 
Episódio #1 - 08/06/2020



 

registrado em:
Fim do conteúdo da página