Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia das crianças foi um sucesso no MAST
Início do conteúdo da página

Dia das crianças foi um sucesso no MAST

Diversas famílias passaram um dia curtindo todas as atividades lúdicas de divulgação científica, além de experimentos e oficinas

  • Publicado: Quarta, 03 de Outubro de 2018, 12h08
  • Acessos: 164

Diversão, conhecimento, alegria e muito aprendizado. Foi esse o clima que tomou conta no Dia das Crianças no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), realizado no último sábado. Cerca de 1000 pessoas puderam curtir uma programação especialmente elaborada para disseminar ciência e estimular a criançada a interpretá-la por meio de atividades lúdicas e educativas.

Um dos destaques trouxe a presença do universo indígena difundido pela literatura nacional através de histórias e muita música. A oficina de Contação de Histórias da índia Carolina Potiguara encantou crianças e adultos. As famosas lendas “o curupira", "saci-pererê" eram escutadas com atenção pelo público, que em seguida cantava as diversas canções consagradas no folclore brasileiro. Diversas criações literárias popular também foram contadas pela equipe do "Amigos na Praça”, que além da narração de histórias por Juliana Franklin, ofereceu jogos educativos, sessões de leitura e Sebinho para estimular a troca de livro entre as crianças e incentivar a leitura dos pequenos.

O gramado do MAST foi tomado pelos visitantes, que puderam se divertir com o pula pula, uma cama elástica que agradou tanto aos pequenos quanto aos adultos. E quem trouxe os óculos de sol ou de grau, descobriu se eles realmente estavam protegendo os olhos no misterioso aparelho Desconfiômetro. A Oficina de Nós de Marinheiro, ministrada pelos cabos Vagner Muniz e Ronei Laurindo, da Marinha do Brasil, também fez sucesso com a criançada, que aprendeu como fazer nós, voltas, falcaças, mãos, costuras, botões, pontos, pinhas e coxins.

Os Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro iniciou sua oficina abordando conceitos como inércia, pressão, força, ação e resistência do ar. Mas o público foi ao delírio quando viu, na prática, os foguetes sobrevoando o céu do MAST. Teve diversão para todos os gostos, como a Observação do Sol, sessões do Cine Ciência com exibição de filmes infantis que trataram a relação entre cinema e ciência de maneira divertida, e o tradicional Planetário Inflável Digital, que encantou a todos com as projeções que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento das estrelas.

Clique AQUI e confira as imagens deste dia especial.

Além de ser um local que guarda um dos acervos mais importantes da história da ciência e da tecnologia no Brasil, o MAST está se consolidando como um espaço lúdico, voltado ao lazer, diversão e muito conhecimento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página