Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Encontro com a História – Agosto
Início do conteúdo da página

Encontro com a História – Agosto

  • Criado: Terça, 12 de Agosto de 2014, 14h58
  • Publicado: Terça, 12 de Agosto de 2014, 14h58
  • Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 14h52

Dia e horário:
20 de agosto às 14h

Mesa-redonda:
A Hora Legal Brasileira ontem e hoje: uma perspectiva histórica

Palestrantes:
Selma Junqueira – Doutora em Astrofísica pelo Observatório Nacional e pesquisadora da Divisão Serviço da Hora do Observatório Nacional (ON/MCTI).
Sabina Luz – Mestre em História Social pela UFF e bolsista PCI do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI).
Moema Vergara (mediadora) – Pesquisadora da Coordenação de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI).

Ementa:
A lei n° 2.784, aprovada em 18 de junho de 1913, estabeleceu a Hora Legal Brasileira (HLB), ou seja, a hora oficial do país e dividiu o território nacional em quatro zonas horárias distintas. Como parte do projeto em desenvolvimento na Divisão Serviço da Hora DSHO do Observatório Nacional, em parceria com o MAST, para preservação da Memória da HLB, esta palestra explora alguns aspectos históricos por ocasião do primeiro centenário da Hora Oficial do Brasil. Para tanto pretendemos analisar, inicialmente, o contexto de aprovação desta lei, relacionando-o ao estabelecimento do antigo sistema internacional de tempo conhecido como GMT (Greenwich Mean Time). Em seguida, apresentaremos como foram introduzidos os padrões atômicos de tempo e frequência e sua utilização na determinação do UTC (Tempo Universal Coordenado) e da Hora Legal Brasileira, gerada e disseminada pelo Observatório Nacional.

registrado em:
Fim do conteúdo da página