Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de Semana de cultura e cinema no MAST
Início do conteúdo da página

Fim de Semana de cultura e cinema no MAST

Programação do museu inclui mostra de filmes científicos que celebra os 250 anos de Alexander von Humboldt, naturalista alemão e pai da geografia moderna

  • Criado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 15h23
  • Acessos: 2677

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) abre suas portas neste sábado (23) e domingo (24) para receber a Mostra de Filmes Científicos - 250 Anos de Humboldt. Os visitantes vão poder  conhecer filmes curiosos, instigantes, divertidos e científicos que adotam as abordagens e temas científicos visitados no passado por Alexander von Humboldt (1769-1859), grande naturalista alemão e pai da geografia moderna. A programação também conta com debate sobre afrofuturismo e o tradicional Programa de Observação do Céu que encanta crianças, jovens e adultos.

As portas do MAST se abrem a partir das 14h e o público já pode iniciar a jornada de conhecimento no Centro de Visitantes, um espaço interativo e acolhedor que exibe história da astronomia. Logo depois, a dica é seguir para a exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS para fazer uma imersão na história do fenômeno por meio de um conteúdo interativo que permite ao visitante viver experiências sensoriais surpreendentes. São projeções de imagens e animações que unem história e tecnologia, incluindo a simulação audiovisual do momento em que Lua começou a sobrepor-se ao Sol naquele dia 29 de maio de 1919.

No sábado, às 15h, tem Ciclo de Palestras com o tema “Afrofuturismo e literatura especulativa: A transformação dos lugares de fala e ação da tecnologia e a mecnologia“. A iniciativa conta com a presença de Lu Ain-Zaila (Luciene Ernesto) pedagoga e escritora, que vai falar um pouco da proposta da literatura Afrofuturista e da relação entre a realidade e os olhares da periferia, onde o futuro biométrico exclui os indesejados do futuro, fazendo uma metáfora e filosofia sobre a realidade nas comunidades. A pedagoga também vai falar um pouco sobre Mecnologia, um jeito próprio de nos enxergarmos entre tecnologias emergentes e necessidades presentes.

Às 16h tem Visita Orientada para o público conhecer detalhes sobre a exposição Olhai o Céu, Medir a Terra. A mostra conta detalhes sobre os instrumentos utilizados para a medição do tempo e do espaço, revelando a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil. Os visitantes vão poder explorar os significados dos instrumentos científicos e a riqueza de documentos impregnados de seus usos, personagens, ideias e práticas científicas, indispensáveis à construção da ciência e da tecnologia.

No fim do dia, às 17h30, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Para orientar os visitantes, nossos astrônomos e mediadores realizam a breve palestra chamada Céu do Mês para apresentar ao público o que está visível para a observação. Logo após o bate-papo, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

Já no domingo, além das exposições, os visitantes vão poder curtir a tarde no Planetário Inflável Digital. Dentro da cúpula são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Mostra de Filmes Científicos - 250 Anos de Humboldt

Quem estiver no MAST neste sábado e domingo vai poder curtir as sessões de filmes científicos que está sendo realizada ao longo de toda semana no MAST e vai até o dia 30 de novembro. São curtas, médias e longas-metragens dublados ou legendados com produções vindas de países como Áustria, Alemanha, Canadá, Chile, Estados Unidos, Holanda, Irlanda, Japão, México, Suíça e Tailândia.


Confira abaixo os filmes e horários:

A iniciativa é um braço do Science Film Festival, evento promovido pelo Goethe Institut com o apoio e participação do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha em mais de 20 países da Ásia, Oriente Médio, África e, pela primeira vez, no Brasil e na América Latina. Nesta edição, a mostra traz como temática central Humboldt e a Rede da Vida, marcando os 250 anos de nascimento do cientista alemão, com uma seleção de filmes que adotam as abordagens e temas visitados no passado por Humboldt com ecos no presente.

Todas as atrações oferecidas pelo MAST são gratuitas e buscam popularizar a ciência para a sociedade e trazer mais cultura e conhecimento ao público que visita o museu.


registrado em:
Fim do conteúdo da página