Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exposição virtual Expedições Artísticas e Científicas
Início do conteúdo da página

Fim de Semana de diversão com ciência no MAST

São várias atividades gratuitas, como exposição virtual em realidades digitais, observação do sol e do céu, e sessão de cinema seguida de debate com especialistas

  • Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 16h38
  • Acessos: 153

Neste fim de semana é dia de conhecer muitas curiosidades sobre o Universo com as atividades oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atrações são voltadas para que crianças, jovens e adultos aproveitem um ambiente de interação, exploração e conhecimento.

A dica é chegar a partir das 14h e começar visitando as exposições do MAST, com destaque para a recém inaugurada Experiências Virtuais em Realidades Digitais, que reúne obras que conjugam tecnologias de interação digital com os saberes inerentes ao campo do Design. A mostra é uma parceria entre o MAST e a PUC-Rio, e exibe objetos que permitem ao público a oportunidade de mergulhar em universos alternativos, lançando mão de recursos de realidade virtual e realidade aumentada.

No sábado (8), a programação começa a partir das 15h com a Observação do Sol. A atividade permite que os visitantes conheçam as estruturas do astro-rei, como manchas solares, protuberâncias e filamentos, por meio dos projetores e telescópios especiais. Às 15h30, o Cine Ciência vai mostrar as razões para ter esperança no planeta com a exibição do documentário Jane Goodall - A forma como ela viu o mundo mudou o mundo. O filme conta a história desta uma especialista em primatas e antropóloga, que além de ser uma ambientalista famosa, também é um das cientista mais conhecida e respeitada da atualidade. Após a sessão, haverá debate com os especialistas Fabiana Spinelli (Convenção de Biodiversidade da ONU), Klena Sarges (Fiocruz) e Alcides Pissinatti (Instituto Estadual do Ambiente).

No final da tarde, acontece a Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX e de telescópios modernos é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia. É uma chance de conhecer melhor os astros e as configurações celestes.

Já no domingo (9), os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer o Universo dentro do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões começam a partir das 15h, e são conduzidas por mediadores do MAST, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


registrado em:
Fim do conteúdo da página