Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadora de Portugal está no MAST desenvolvendo projetos de Museologia
Início do conteúdo da página

Fim de Semana de diversão com ciência no MAST

São várias atividades gratuitas, como exposição virtual em realidades digitais, observação do sol e do céu, e sessão de cinema seguida de debate com especialistas

  • Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 16h38
  • Acessos: 77

Neste fim de semana é dia de conhecer muitas curiosidades sobre o Universo com as atividades oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atrações são voltadas para que crianças, jovens e adultos aproveitem um ambiente de interação, exploração e conhecimento.

A dica é chegar a partir das 14h e começar visitando as exposições do MAST, com destaque para a recém inaugurada Experiências Virtuais em Realidades Digitais, que reúne obras que conjugam tecnologias de interação digital com os saberes inerentes ao campo do Design. A mostra é uma parceria entre o MAST e a PUC-Rio, e exibe objetos que permitem ao público a oportunidade de mergulhar em universos alternativos, lançando mão de recursos de realidade virtual e realidade aumentada.

No sábado (8), a programação começa a partir das 15h com a Observação do Sol. A atividade permite que os visitantes conheçam as estruturas do astro-rei, como manchas solares, protuberâncias e filamentos, por meio dos projetores e telescópios especiais. Às 15h30, o Cine Ciência vai mostrar as razões para ter esperança no planeta com a exibição do documentário Jane Goodall - A forma como ela viu o mundo mudou o mundo. O filme conta a história desta uma especialista em primatas e antropóloga, que além de ser uma ambientalista famosa, também é um das cientista mais conhecida e respeitada da atualidade. Após a sessão, haverá debate com os especialistas Fabiana Spinelli (Convenção de Biodiversidade da ONU), Klena Sarges (Fiocruz) e Alcides Pissinatti (Instituto Estadual do Ambiente).

No final da tarde, acontece a Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX e de telescópios modernos é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia. É uma chance de conhecer melhor os astros e as configurações celestes.

Já no domingo (9), os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer o Universo dentro do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões começam a partir das 15h, e são conduzidas por mediadores do MAST, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


registrado em:
Fim do conteúdo da página