Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Astrofísica do MAST publica artigo na Nature Astronomy
Início do conteúdo da página

Fim de Semana de diversão no MAST

Exposições, planetário inflável, documentário e debate sobre cultura e cinema fazem parte da programação

  • Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 15h27
  • Acessos: 245

A boa pedida para aproveitar o fim de semana é conhecer muitas curiosidades sobre o Universo com as atividades oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atrações grátis programadas para sábado (16) e domingo (17) são voltadas para crianças, jovens e adultos curtirem momentos de lazer em ambiente de muita interação.

A sugestão é chegar logo após a abertura do MAST, às 14h, e conhecer as exposições com destaque para a mostra As Estações do Ano: Terra em Movimento Exposição. Com foco na astronomia básica, a exposição aborda temas como os ciclos das estações do ano e fases da Lua por meio de aparatos interativos 3D, vídeos e painéis, além de contar com uma bela cenografia de céu.

No sábado, a partir das 15h, arte, cultura e cinema se encontram na sessão do Cine Ciência. Com o tema "A quem pertence uma obra de arte?" a atração vai exibir o filme A Dama Dourada, que conta a história de Maria Altmann e sua luta para recuperar a obra Retrato de Adele Bloch-Bauer (uma das mais famosas e mais valiosas pinturas do mundo, de autoria do austríaco Gustav Klimt - 1862-1918), roubada da família pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Após a exibição do filme, será realizado um interessante debate com especialistas que vão discutir sobre os acervos de museus, e questões como roubos e apropriações de obras.

No domingo também é dia de visitar o MAST e de conferir exposições como a Visões da Luz, uma mostra interativa, que trata de várias temáticas relacionadas à luminosidade por meio de painéis com textos, fotografias e esquemas, instrumentos científicos do acervo do Museu, maquetes, objetos, registros fotográficos de determinados momentos históricos da Astronomia e alguns aparatos interativos. A partir das 15h, o público vai poder participar do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Nas sessões deste domingo, cujo tema será Missões Espaciais, o mediador Jackson de Farias falará sobre corpos celestes que já foram alcançados ou estudados pela tecnologia humana, tais como luas, planetas e asteroides.


registrado em:
Fim do conteúdo da página