Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de semana de diversão e celebração da ciência
Início do conteúdo da página

Fim de semana de diversão e celebração da ciência

Museu de Astronomia preparou uma programação repleta de jogos, oficinas, exposições, palestras e muita observação do céu. Atividades fazem parte do calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019

  • Criado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 14h57
  • Acessos: 326

Oficinas de astronomia, experiências científicas, jogos e muitas brincadeiras são algumas das atividades que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou para o este fim de semana. A programação faz parte da 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e foi especialmente elaborada para toda a família conhecer princípios científicos por meio de conteúdos divertidos e com uma linguagem de fácil compreensão.

No sábado (9), a partir das 14h, os visitantes vão conhecer, de maneira divertida, como fazer comida em um forno solar, ouvir rádio ou ligar uma TV apenas com a luz do sol ou, quem sabe, com a força do vento. As atividades vão mostrar os fundamentos técnicos capazes de fazer tudo isso! As atrações incluem oficinas de ciência com a construção de aparatos interativos, a exemplo do relógio de sol e cineminha manual, visita mediada a todas as exposições do Museu, e, claro, o Programa de Observação do Céu, que oferece ao público a oportunidade de observar os astros que estarão visíveis no céu do Rio de Janeiro. Haverá também uma experiência de Realidade Virtual sobre o Homem na Lua! Vamos criar uma experiência imersiva, usando óculos 3D com a plataforma SuperViz, no qual as pessoas podem interagir na superfície lunar, abrindo informações como textos, fotos e vídeos. Outro destaque é a palestra "Bioeconomia, o Sol e meninas na ciência", realizada pelas participantes do projeto Meninas no MAST, iniciativa que prepara as jovens para realizarem pesquisas em astrofísica solar. Serão duas sessões de apresentação, às 15h e às 16h30 no Auditório Ronaldo Mourão.

O público também poderá conhecer o Centro de Visitantes, um espaço interativo repleto de informações contadas de forma poética sobre temas como história, patrimônio, astrofísica e geofísica para falar dos avanços surgidos a partir da observação do céu. Também é uma oportunidade de conhecer toda a história por trás do fenômeno que comprovou a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, com a exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS, fazendo uma imersão por meio de um conteúdo que permite ao visitante vivenciar experiências sensoriais surpreendentes. Com curadoria do premiado Marcello Dantas, a mostra reúne projeções de imagens e animações que conjugam história e tecnologia, incluindo a simulação audiovisual do momento em que Lua começou a sobrepor-se ao Sol naquele dia 29 de maio de 1919.

Também será possível conhecer a exposição que celebra os 50 anos da chegada do homem na Lua! Uma das mais prestigiadas artistas visuais do país, a criadora carioca Anna Bella Geiger apresenta a mostra individual Uma Visão Lunar, com 10 serigrafias históricas da série batizada de Fase Lunar, desenvolvidas com base em  fotografias cedidas pela NASA em 1970 e que tem exemplares em coleções internacionais como a Fondation Cartier pour L'Art Contemporain, de Paris. Com a prorrogação da temporada da mostra, estas gravuras em técnica mista agora estão expostas no primeiro andar do Prédio-Sede do MAST.

No domingo (10), é dia de Planetário Inflável Digital! Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página