Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Tardes com Ciência - setembro
Início do conteúdo da página

Fim de Semana de experiências e diversão

Exposição virtual, construção de um ecossistema em miniatura e observação do céu fazem parte da programação do MAST

  • Publicado: Domingo, 18 de Novembro de 2018, 13h40
  • Acessos: 246

Um ambiente de interação, exploração e conhecimento. Neste fim de semana, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) oferece uma série de atividades gratuitas voltadas para crianças, jovens e adultos. É uma oportunidade para o público se divertir e aprender com experiências que vão desde a construção de um terrário, exposição com experiência virtual e observação do céu por meio de telescópios.

A dica é chegar a partir das 14h e começar visitando as exposições do MAST, com destaque para a mostra Experiências Virtuais em Realidades Digitais, que reúne obras que conjugam tecnologias de interação digital com os saberes inerentes ao campo do Design. A mostra é uma parceria entre o MAST e a PUC-Rio, e exibe objetos que permitem ao público a oportunidade de mergulhar em universos alternativos, lançando mão de recursos de realidade virtual e realidade aumentada.

No sábado (22),  os visitantes vão saber se uma planta consegue sobreviver em um ambiente fechado, sem poder respirar. A resposta estará na oficina Faça Você Mesmo, a partir das 16h, na qual o público terá a oportunidade de realizar uma simples experiência construindo um terrário, espécie de ecossistema em miniatura, utilizando sementes de pimenta e de feijão. Os participantes vão se divertir enquanto aprendem sobre a fotossíntese. Ao final da atividade, será possível levar seu próprio terrário para casa e, com todo o conhecimento adquirido na oficina, manter a sua planta viva por mais tempo!

E depois dessa oficina, que tal ver mais de perto o astro-rei? Com a atividade Observação do Sol, os visitantes vão poder analisá-lo de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos.

E o tradicional Programa de Observação do Céu começa às 17h30 com a palestra "O Céu do Mês”, onde os participantes vão ter a oportunidade de conhecer o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes. Logo após aprender sobre o céu carioca de dezembro, será hora de pôr o conhecimento em prática e visualizar os astros e configurações celestes por meio por meio de uma luneta construída no início do século XX. A atração faz muito sucesso com o público, pois é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia.

Já no domingo (23), os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer o Universo dentro do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões começam a partir das 15h e são conduzidas por mediadores do MAST. Nelas, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Este é o último fim de semana de atividades do ano.
O MAST retoma suas atividades em 2019.

 Venha para o MAST e aprenda mais sobre o fantástico universo da astronomia!


registrado em:
Fim do conteúdo da página