Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de Semana de interatividade no MAST
Início do conteúdo da página

Fim de Semana de interatividade no MAST

Programação inclui exposições sobre o Eclipse de Sobral e a Lua e sessões do planetário inflável digital

  • Criado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 12h38
  • Acessos: 244

O público que busca se divertir e ainda ter a chance de conhecer um pouco mais sobre o mundo da ciência, pode visitar o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) neste fim de semana. São atividades grátis com temáticas para crianças, jovens e adultos. No sábado (2), por conta do feriado Dia de Finados, o horário de funcionamento do MAST é de 14h às 18h. Portanto, não haverá o Programa de Observação do Céu.

A dica é iniciar a jornada de conhecimento pelo Centro de Visitantes, um espaço interativo repleto de informações contadas de forma poética sobre temas como história, patrimônio, astrofísica e geofísica para falar dos avanços surgidos a partir da observação do céu. E já que estamos falando de interatividade, às 15h30 o público vai ter a oportunidade de conhecer toda a história por trás do fenômeno que comprovou a Teoria da Relatividade com a Visita Orientada: Por Trás Do Eclipse. Os mediadores do MAST vão apresentar a exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS, fazendo uma imersão por meio de um conteúdo que permite ao visitante vivenciar experiências sensoriais surpreendentes. São projeções de imagens e animações que unem história e tecnologia, incluindo a simulação audiovisual do momento em que Lua começou a sobrepor-se ao Sol naquele dia 29 de maio de 1919.

Também é uma ótima oportunidade para conhecer a exposição que celebra os 50 anos da chegada do homem na Lua! Uma das mais prestigiadas artistas visuais do país, a criadora carioca Anna Bella Geiger apresenta a mostra individual Uma Visão Lunar, com 10 serigrafias históricas da série batizada de Fase Lunar, desenvolvidas com base em  fotografias cedidas pela NASA em 1970 e que tem exemplares em coleções internacionais como a Fondation Cartier pour L'Art Contemporain, de Paris. Com a prorrogação da temporada da mostra, estas gravuras em técnica mista agora estão expostas no primeiro andar do Prédio-Sede do MAST.

Já no domingo (03), é dia de Planetário Inflável Digital! Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


registrado em:
Fim do conteúdo da página