Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Fim de Semana espacial no Museu de Astronomia
Início do conteúdo da página

Fim de Semana espacial no Museu de Astronomia

Programação gratuita traz oficina divertida que ajuda a entender os mistérios da missão que permitiu o homem pisar na Lua pela primeira vez, exposição interativa e observação do céu

  • Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 12h06
  • Acessos: 611

Quem quer conhecer as curiosidades sobre o Homem desbravando as maravilhas do Universo não pode perder a programação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) neste sábado (13) e domingo (14). São atividades gratuitas apresentadas de forma interativa e divertida para popularizar a ciência e entreter os visitantes com um conteúdo lúdico e de fácil entendimento.

A partir das 14h, o público pode mergulhar no espaço imersivo do novo Centro de Visitantes para conhecer algumas curiosidades sobre o céu. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo Universo. Às 15h tem Visita Mediada para mostrar ao público todos os detalhes da exposição O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS, que celebra os 100 anos do eclipse da cidade cearense de Sobral. A mostra utiliza a interatividade e recursos multimídia para contar a história dessa efeméride e permitir que o visitante viva a experiência de participar do momento que foi fundamental para a confirmação da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein.

Aquecendo as turbinas para o evento Férias no MAST - Partiu Apollo 11, a partir das 16h a edição do AstroMania vai desvendar os mistérios da missão que permitiu o homem pisar na Lua pela primeira vez. Neste mês, o feito comemora 50 anos, mas há quem duvide até hoje que a viagem rumo ao satélite natural da Terra tenha realmente acontecido. A oficina traz o tema O mistério da missão Apollo 11: o homem foi ou não à Lua? e promove uma atividade especial para contar essa história cheia controvérsias.

Já no fim do dia, às 17h30, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Para orientar os visitantes, nossos astrônomos e mediadores realizam a breve palestra chamada Céu do Mês para apresentar ao público o que está visível para a observação. Logo após, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

No domingo (14), é dia de Planetário Inflável Digital! Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página