Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Formatura da primeira turma do projeto SerCidadão
Início do conteúdo da página

Formatura da primeira turma do projeto SerCidadão

Parceria do MAST com a ONG SerCidadão capacita jovens da região de São Cristóvão e Baixada em Auxiliar de Jardinagem e Paisagismo

  • Criado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 17h26
  • Acessos: 246

Nesta quinta-feira (14), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e a organização SerCidadão realizaram a cerimônia de formatura da primeira turma do curso Auxiliar de Jardinagem e Paisagismo. A iniciativa faz parte do programa Com Futuro e Sem Medo que promoveu a capacitação profissional a 20 jovens com idades entre 18 e 29 anos, moradores de comunidades do bairro de São Cristóvão e também da Baixada Fluminense.



A cerimônia, realizada no Auditório da Casa da Hora, contou com as presenças da Diretora do MAST, Anelise Pacheco, da Presidente da SerCidadão, Letícia Monte, da Diretora Executiva da ONG, Maria Emília Lobato, do representante do Conselho de Administração da SerCidadão, Germano Gerdau Johannpeter, e do Coordenador do Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico, João Carlos Silva, além de professores da ONG, servidores e colaboradores do MAST. O curso teve duração de cinco meses, com atividades de formação básica, formação específica (como a confecção de caprichados arranjos florais e terrários), vivências práticas e formação complementar.

Presidente da SerCidadão, Letícia Monte, relembrou as atividades realizadas durante o curso, além da capacitação profissional, que também foi a de proporcionar um espaço de reflexão sobre a própria vida deles e sobre as opções que poderão ter no futuro, além de ajudar os alunos em ações da vida prática como retirar os documentos em órgãos públicos e organizar essa documentação para a busca de oportunidades de emprego. "Fico mais feliz em ver a dedicação de vocês em fazer este curso profissionalizante e de estarem entusiasmados em fazer outros cursos técnicos e fazer vestibular. Espero que estes cinco meses de convivência tenham sido de muito aprendizado. Desejo sorte, alegria e paz para todos", disse Letícia Monte.

Na sequência, os alunos Rafael Souza e Peterson Napoleão apresentaram o Momentos TBT, com projeções de fotos das atividades, numa retrospectiva dos passeios e visitas a museus realizadas durante o curso. "As visitas aos museus que nunca teríamos ido, se não fosse a SerCidadão, não poderiam ficar de fora. As idas ao Museu da Cidade do Rio, ao Parque Lage, ao AquaRio e à Quinta da Boa Vista serão inesquecíveis", disse Peterson. A dupla encerrou a sessão de lembranças afetivas com uma carinhosa homenagem às professoras Nathaly Souza e Flávia Vieira, que ganharam braçadas de flores. A esteira de agradecimentos também foi extensiva aos professores Roberta Bicalho (paisagista que ensinou arranjos florais) e Ulisses Carvalho (engenheiro agrônomo do Jardim Botânico, que ensinou técnicas de paisagismo). "É muito gratificante estar com todos vocês neste final de curso. Se vocês estão orgulhosos, nos estamos mais ainda. Se eu pudesse nomear esta turma, eu chamaria de Setecrésia, que é aquela folhagem roxa e muito resiliente. Esta planta passa por podas, mas rebrota lindamente. Sejam Setecrésia! Sejam resilientes para encarar este mercado profissional", discursou o professor Ulisses, que foi calorosamente aplaudido.

No bloco final da cerimônia, os alunos também homenagearam os servidores e colaboradores do MAST. Magna de FariasSamantha PontesOmar MartinsAlan ScarlatoCarlos Henrique Zeferino e Igor Salmito receberam belos mini-terrários com plantas suculentas. A Diretora do MAST, Anelise Pacheco, encerrou a solenidade, parabenizando os alunos e familiares por esta importante conquista da formatura. "Peço a Letícia Monte que continuemos este curso no próximo ano. O MAST é um local de pertencimento. Se vocês que vêm da Barreira do Vasco ou da Baixada Fluminense não se sentirem à vontade neste espaço que é público e Federal, não estou fazendo o meu trabalho corretamente", afirmou Anelise Pacheco, que convidou aos presentes para o coquetel na Biblioteca Henrique Morize.


registrado em:
Fim do conteúdo da página