Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Informação, ambiente digital e o papel dos Museus
Início do conteúdo da página

Informação, ambiente digital e o papel dos Museus

Edição do MAST Colloquia debate o papel que museus, arquivos e bibliotecas podem ter no combate às práticas negacionistas a respeito da ciência e da história

  • Criado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 14h05
  • Acessos: 51

No dia 27 de outubro, a quinta edição do MAST Colloquia 2020 apresenta o tema "Informação, ambiente digital e o papel dos Museus" para falar sobre o fenômeno das fake news e a cibercultura na produção da memória. O encontro conta com a participação do Prof. Dr. Carlos Alberto Araújo, professor da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e do Prof. Dr. José Claudio Oliveira, professor da Escola de Museologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com mediação da historiadora Luciana Souza, pesquisadora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

Ao longo do evento, a discussão buscará compreender que museus, arquivos e bibliotecas assumirão um papel fundamental para o tratamento da contrainformação no atual contexto de crescente consumo de notícias falsas e de seu respectivo desdobramento em práticas negacionistas e relativistas a respeito da ciência e da história.

O MAST Colloquia será transmitido a partir das 15h no Canal do MAST no Youtube.

Sobre o MAST Colloquia

Realizado desde 1996, o ciclo de palestras MAST Colloquia reúne especialistas que apresentam diferentes perspectivas em relação ao tema principal definido, anualmente, entre as coordenações do MAST. Para garantir a melhor adaptação em tempos de coronavírus, a edição do ano de 2020 será inteiramente online.

O MAST Colloquia apresenta palestras que abordam assuntos ligados ao estudo da história da ciência e tecnologia no Brasil e da preservação de acervos documentais e instrumentais de importância histórica.


registrado em:
Fim do conteúdo da página