Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Inscrições abertas para o Curso de Extensão para Professores
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para o Curso de Extensão para Professores

  • Criado: Segunda, 01 de Setembro de 2014, 11h45
  • Publicado: Segunda, 01 de Setembro de 2014, 11h45
  • Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2017, 11h41

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) irá realizar a sexta edição do Curso de Extensão para professores “Instrumentos Científicos, Ciências, Território e Nação (1870-1930)”, de 03 de setembro a 1º de outubro, às quartas-feiras, das 14h às 18h30, somando uma carga horária de 22 horas/aula. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (21) 3514-5246 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Os participantes receberão certificado de participação.

Neste ano, o curso conta com a participação de alguns pesquisadores do grupo “Representações do território: Cartografia, Ciência e Nação (1889-1945)” como Sergio Nunes (UFF), André Novaes (UERJ) e Maria Gabriela Bernardino (MAST), novos nomes que enfatizarão o tema “território”. E participará também do evento, Pedro Zille, professor de Física da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), que irá abordar suas experiências com a educação não-formal no MAST e na escola.

O curso tem como objetivos, a análise do papel da ciência e da técnica no conhecimento e ocupação do território brasileiro em diversos momentos da história, o destaque da importância e do funcionamento de instrumentos científicos usados nesse processo e a dinamização das bibliotecas nos estudos em história da ciência. Além de aulas expositivas, o curso oferece uma oficina onde será montado um modelo didático de um teodolito (instrumento usado na demarcação).

O 6º Curso de Extensão para professores, Instrumentos Científicos, Ciências, Território e Nação (1870-1930), tem como coordenadora Moema Vergara, como organizadores, Maria Gabriela Bernardino e Cintia Machado, e o apoio da FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Veja aqui o cronograma de atividades do curso.

registrado em:
Fim do conteúdo da página