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Inscrição de Alunos Especiais em disciplinas do PPACT

Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT) abre vagas para cursar disciplinas como Aluno Especial

  • Criado: Terça, 23 de Março de 2021, 15h28
  • Acessos: 116

O Museu de Astronomia e Ciências Afins, por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT), torna pública a inscrição para cursar disciplinas como Aluno Especial. De acordo com o Art. 19° do Regimento do PPACT, a inscrição para cursar disciplinas como Aluno Especial será facultada a:

Art. 19° – É facultada a inscrição em disciplinas do Mestrado em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia:

  1. A alunos regularmente matriculados em Programas Stricto sensu de outras Instituições, até o máximo de duas disciplinas por discente, desde que a solicitação do aluno seja encaminhada oficialmente pelo Coordenador de seu Programa de origem;
  2. A alunos especiais, sem vínculo com Stricto sensu de outras Instituições, portadores de diploma de ensino superior, até o máximo de uma disciplina por discente, e de dois alunos por disciplina. A inscrição de alunos especiais deve ser homologada pelo Colegiado.  

Calendário para matrícula de Alunos Especiais nas disciplinas do PPACT a serem oferecidas no 1° semestre de 2021:

  • 24/03 a 26/03/2021 – inscrição dos candidatos via formulário próprio a ser enviado pela secretaria do curso durante o período de inscrições e encaminhamento para os docentes ministrantes
  • 29/03 a 31/03/2021 – período para aval dos docentes ministrantes e homologação pelo colegiado
  • 29/03/2021 – divulgação dos resultados
  • 29/03 e 01/04/2021 – matrícula dos alunos selecionados

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail ppact.mestrado@mast.br.



Quadro de Disciplinas e Horários de aulas 1º Semestre 2021

 

Disciplina

Carga horária

Professor(es)

Início

Dia de aula

Local

Cultura Material, História e Ciência

 

DOP - 115

Optativa

 

 

45h

 

Profa. Dra. Heloísa Gesteira

 

05 de abril

Segunda-feira

(14h às 17h)

 

 

 

Videoconferência

História e Divulgação da Ciência

 

DOB-001

Obrigatória

 

 

45h

Profa. Dra. Christina Barbosa, Profa. Dra. Heloisa Bertol, Profa. Dra. Maria Esther A. Valente e Prof. Dr. Douglas Falcão

06 de abril

Terça-feira (14h às 17h)

 

 

 

 

Videoconferência

Seminário de projetos de pesquisa

 

DOB - 004

Obrigatória

 

 

45h

Profa. Maria Lúcia de Niemeyer Matheus Loureiro e Profa. Dra. Cláudia Penha dos Santos

07 de abril

Quarta-feira (14h às 17h)

 

 

 

Videoconferência

Preservação e Processos Curatoriais

 

DOP-113

Optativa

 

 

45h

Prof. Dr. José Mauro Matheus Loureiro

 

 

08 de abril

Quinta-feira (14h às 17h)

 

 

 

Videoconferência

Formação e Gestão de Coleções Especiais

 

DOP-116

Optativa

 

 

45h

Prof. Dr. Fabiano Cataldo

 

 

 

09 de abril

Sexta-feira                 (14h às 17h)

 

 

 

Videoconferência

 

 

 

 

Prováveis datas das aulas:
Obs: atualizado em 01/03/2021

 

Cultura Material, História e Ciência – DOP 115

A proposta central do curso é refletir sobre a forma pela qual a noção de cultura material impactou as reflexões sobre a História da Ciência e da Tecnologia. Pretende- se explorar a noção de artefato a partir de uma perspectiva teórica que explore como as ideias e os objetos formam contextos científicos específicos. Além disso, identificar o potencial de análise dos artefatos sempre relacionados a um conjunto mais amplo de documentos que nos auxiliem a construir reflexões a partir de seus usos e significados que lhes são atribuídos pelos agentes sociais. Por meio de uma bibliografia especializada, pretende-se refletir sobre os diversos tipos de artefatos que permitem a interação entre o homem e a natureza e a própria comunicação dos dados científicos. Destacamos aqui os instrumentos científicos, jardins botânicos, livros, desenhos, protótipos, utensílios entre outras formas de materialização do conhecimento.

05, 12, 19 e 26 de abril; 03, 10, 17, 24 e 31 de maio; 07, 14 e 21 de junho. 12 aulas de 3h em videoconferência + 09h de atividades = 45h

 

História e Divulgação da Ciência - DOB-001:

A disciplina tem como objetivo discutir criticamente com os alunos pesquisas e práticas relativas aos processos de produção, pesquisa e socialização de acervos de ciência e tecnologia. No que diz respeito à sua produção, os acervos de ciência e tecnologia são compreendidos a partir da perspectiva da pesquisa em história da ciência, como registros materiais de processos e práticas científicas do passado. Neste sentido, a disciplina deverá privilegiar uma abordagem historiográfica, procurando estabelecer um diálogo entre diferentes correntes teóricas da história da ciência, e um paralelo com as transformações que tiveram lugar na história social e cultural ao longo do século XX, com a ampliação da noção de fontes documentais. No que diz respeito à socialização de acervos considera-se o interesse que as coleções despertam no público não especializado, descobrindo os objetos das coleções como testemunhos da história cultural e natural. Os estudos sobre a relação do público com as exposições e atividades de divulgação permitem conhecer o comportamento dos visitantes nessas atividades auxiliando na produção dessas ações.

06, 13, 20 e 27 de abril; 04, 11, 18 e 25 de maio; 01, 08, 15 e 22 de junho. 12 aulas de 3h em videoconferência + 09h de atividades = 45h

 

Seminário de Projetos de Pesquisa - DOB-004:

A disciplina tem como objetivo a discussão dos projetos de pesquisa dos alunos e professores, abordando metodologia da pesquisa, revisão e atualização dos projetos, definição das orientações e estudos dirigidos.

07, 14 e 28 de abril; 05, 12, 19 e 26 de maio; 02, 09, 16, 23 e 30 de junho. 12 aulas de 3h em videoconferência + 09h de atividades = 45h

 

Preservação e Processos Curatoriais - DOP-113:

Conceitos de Curadoria, Curador e Preservação nos horizontes das coleções museológicas e do patrimônio de ciência e tecnologia. A função social das ações teóricas e pragmáticas da preservação e da curadoria. Convergências e dissonâncias nos diferentes modelos preservacionistas e curatoriais. Conceitos de curadoria e curador; discussão de questões semânticas relacionadas aos conceitos a partir do lugar do curador e sua função social como produtor de enunciados e discursos. Os gabinetes de curiosidades. Transição para os museus modernos. Consolidação dos modelos curatoriais em sua gênese. Conceito de curadoria. Autonomização do sujeito curador: diferentes tipologias, diferentes pragmáticas.

08, 15, 22 e 29 de abril; 06, 13, 20 e 27 de maio; 10, 17 e 24 de junho; 1º de julho. 12 aulas de 3h em videoconferência + 09h de atividades = 45h

 

Formação e Gestão de Coleções Especiais - DOP-116:

Conceitos de coleções especiais. História do livro, história das bibliotecas e história das coleções especiais. As coleções especiais na História. Coleção Especial e Patrimônio Bibliográfico. As bibliotecas privadas e as coleções especiais. Coleções Especiais em universidades e institutos de pesquisa; marcas de proveniência bibliográfica: memória e patrimônio. As doações de coleções especiais. Formação e gestão de coleções especiais. Curadoria e gestão de coleções especiais. Coleções especiais: difusão, acesso, preservação e segurança.

09, 16, 23 e 30 de abril; 07, 14, 21 e 28 de maio; 04, 11, 18 e 25 de junho. 12 aulas de 3h em videoconferência + 09h de atividades = 45h

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