Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > MAST lança série de vídeos em homenagem ao Museu Nacional
Início do conteúdo da página

MAST lança série de vídeos em homenagem ao Museu Nacional

Iniciativa marca a retomada da produção audiovisual para plataformas digitais

  • Criado: Quinta, 23 de Maio de 2019, 11h20
  • Acessos: 448

A Semana Nacional dos Museus e a #MuseumWeek 2019 terminaram no domingo (19), mas o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) guardou uma surpresa para essa semana: uma série de vídeos em homenagem ao Museu Nacional. Com depoimentos de pesquisadores das Coordenações de História da Ciência e Tecnologia e de Documentação e Arquivo, a série marca o retorno da produção audiovisual do MAST em seu canal no YouTube. 

Os cinco primeiros vídeos da série abordam temas como a importância de iniciativas de  preservação de acervos científicos no Brasil, recuperação de arquivos históricos do Museu Nacional feita pelo MAST, a criação do Laboratório de Fisiologia Experimental  e a interlocução acadêmica entre as duas instituições. Os vídeos sempre destacam a importância do Museu Nacional para a produção científica brasileira e ressaltam, que apesar do incêndio que destruiu sua sede em 2018, o museu continua vivo e produzindo.

Veja abaixo quais pesquisadores participaram dessa homenagem e uma breve descrição sobre o assunto de cada vídeo:

Heloisa Bertol

Heloisa Maria Bertol Domingues, Pesquisadora titular do MAST. Em sua participação no vídeo sobre o Museu Nacional enfatizou a importância da preservação de acervos científicos em nosso país. Ela falou sobre a iniciativa de microfilmar o acervo documental do Museu Nacional que teve ocasião de tomar antes mesmo de vir para o MAST. Deu exemplos de iniciativas de preservação e de trabalhos históricos, no MAST, baseados em documentos relativos ao Museu Nacional, dos quais teve oportunidade de participar e que agora tornam-se o registro único que auxiliará a manter viva a memória da instituição.


José Benito

A relação do Museu Nacional com o MAST passa pela memória daquela instituição presente nos arquivos históricos do Museu de Astronomia. O Arquivo de História da Ciência é testemunha da relevância daquela instituição, guardando parte da história documental do Museu Nacional, seja através de arquivos institucionais, seja através de arquivos pessoais de cientistas que lá atuaram e que hoje se encontram sob a guarda do MAST.

Marta de Almeida

Marta de Almeida ressalta a importância do Museu Nacional para a área de história da ciência, destacando a excelência das pesquisas e coleções formadas em diversas áreas do conhecimento ao longo de todos esses anos. Destaca ainda a interlocução acadêmica entre o MAST e o Museu Nacional, relembrando a organização de um simpósio temático específico sobre os 200 anos do Museu Nacional no 15 Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia da Sociedade Brasileira de História da Ciência, em outubro de 2018.

Priscila Faulhaber

Com o incêndio do Museu Nacional, grande parte do seu acervo de objetos de cultura indígena virou cinza. Entre eles estavam artefatos elaborados pelos Ticuna que vivem até os dias de hoje na área de fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Priscila Faulhaber, pesquisadora titular da Coordenação de História da Ciência do MAST, coordena projeto sobre estes índios e organiza um acervo digital  sobre objetos rituais.

Moema Vergara

Pesquisadora do MAST, Moema Vergara narra neste vídeo a criação do Laboratório de Fisiologia Experimental no século XIX no Museu Nacional. O objetivo é mostrar para o público em geral que o MN como um local de ciência inovadora e importante para o Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página