Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Museu de Astronomia participa da 68ª Reunião Anual da SBPC
Início do conteúdo da página

MAST na 12ª Primavera dos Museus

Museu de Astronomia participa da temporada cultura, oferecendo ao público oficinas científicas, leitura dos objetos de ciência e tecnologia, observação do sol e do céu e planetário inflável digital

  • Criado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 15h11
  • Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 12h11
  • Última atualização em Segunda, 24 de Setembro de 2018, 07h27

Neste ano de 2018, celebramos os 200 anos de museus no Brasil, marcado pela criação da primeira instituição museológica brasileira, o Museu Nacional/UFRJ. Tragicamente é também o ano em que testemunhamos a sua triste destruição, e de grande parte de seu acervo, em decorrência de um incêndio, bem como assistimos aos desdobramentos desse desastre para todo o campo museal. Após essa tragédia, será realizada a 12ª Primavera dos Museus, uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que acontece todo ano no início da estação homônima.

Com programação até o dia 23 de setembro, a iniciativa tem como tema “Celebrando a Educação em Museus”, que propõe uma reflexão e propõe uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizada.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) também participa desta temporada, e preparou uma programação especial o público. São atrações como: visitas guiadas pelo conjunto arquitetônico do MAST, visitas orientadas pelo Campus, oficinas científicas, planetário e  observação do Sol. As atividades são gratuitas e direcionadas a todas as idades.


Confira abaixo a Programação do MAST para a 12ª Primavera dos Museus:

- 18/09/2018 a 21/09/2018 - 09h às 17h

AÇÃO EDUCATIVA - Visita Escolar Programada
 É gratuito e deslumbrante!!

18/09 - 15h às 16h30

VISITAÇÃO - Mediada a Reserva Técnica Aberta.

Guardar um acervo museológico e expô-lo ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil... venha conhecer alguns desafios com dois especialistas do MAST!

19/09 - 15h às 16h

AÇÃO EDUCATIVA - Caminhada pelas Edificações Históricas do campus do MAST- A arquitetura do campus MAST/Observatório Nacional tem uma longa história. Venha conhecê-la.

20/09 - 14h às 16h

OFICINA - De leitura dos objetos de ciência e tecnologia-Quando e onde foram fabricados? Até quando foram usados? em que pesquisas? Venha participar desse desafio!

20/09 - 14h30 às 15h30

OFICINA - Cartografia e Crianças- Participantes podem utilizar sua criatividade para criar mapas por meio de recortes, desenhos e pinturas.

22/09 - 17h30 às 20h

AÇÃO EDUCATIVA - Observação do céu através de telescópios modernos e do acervo do MAST. Venha observar o céu da primavera no maior conjunto arquitetônico de Astronomia do Brasil!

22/09 - 17h30 às 20h

AÇÃO EDUCATIVA - Observação do céu através de telescópios modernos e do acervo do MAST. Venha observar o céu da primavera no maior conjunto arquitetônico de Astronomia do Brasil!

22/09 - 15h às 17h

AÇÃO EDUCATIVA - Os visitantes poderão observar o Sol,através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos.

22/09 - 16h às 17h30

AÇÃO EDUCATIVA - Faça Você Mesmo: Oficina na qual os participantes aprendem a construir, e levam para casa, experimentos lúdicos. Antes e depois da construção,os temas são abordados de forma descontraída.

22/09 - 16h às 17h

AÇÃO EDUCATIVA - Visita mediada: O maior conjunto arquitetônico de Astronomia do Brasil guarda segredos que você nem imagina... venha conhecer! Onde você acha que o hora oficial do Brasil é gerada?

23/09 - A partir das 15h

PLANETÁRIO INFLÁVEL DIGITAL: Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Nas sessões  conduzidas por mediadores do MAST, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


registrado em:
Fim do conteúdo da página