Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Trabalho Entre Museus: Pesquisa e Produção de Conhecimento
Início do conteúdo da página

MAST promove a XXVI Semana de Astronomia

Evento, em comemoração ao feriado da Consciência Negra, acontece de 13 a 17 de novembro e lembra as contribuições dos povos africanos para a astronomia moderna e cultural; as atividades são gratuitas

  • Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 15h48
  • Acessos: 746

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) promove a XXVI Semana de Astronomia (SEMA), de 13 a 17 de novembro. Em comemoração ao feriado da Consciência Negra, a instituição vai lembrar as contribuições dos povos africanos para a astronomia moderna e cultural. Durante cinco dias, o público poderá ficar por dentro das últimas descobertas da ciência por meio de atividades lúdicas e palestras para crianças, jovens e adultos. Uma das novidades deste ano é uma programação específica para professores, que acontecerá paralelamente à programação voltada para os visitantes do museu e contará com a presença de cientistas africanos. As atividades, gratuitas, ainda terão a participação do grupo do planetário do Museu da Vida.

DESTAQUES

Dentre os destaques da Semana de Astronomia do MAST, o público terá acesso a sessões de planetário sobre astronomia nas culturas africanas, sessões de filmes e debates com o Coletivo Cine Clube Atlântico Negro, palestras de astronomia na perspectiva étnico-racial, oficinas com astrônomos do Observatório Nacional e pesquisadores do museu, como as de "Astronomia" e a de “Relações Raciais e Cultura Brasileira”, além de uma mesa mesa-redonda sobre as contribuições dos povos africanos para a astronomia moderna e cultural. Às 17h30 inicia-se um sarau astronômico-musical com Pedro Cantalice, primeiro bacharel em cavaquinho do Brasil.

CLIQUE AQUI PARA VER A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Grupos escolares devem fazer o agendamento com o Núcleo de Público do MAST pelo e-mail atendimento@mast.br ou pelo telefone (21) 3514-5229.

PARA OS PROFESSORES

O MAST criou uma programação especial para os professores, que acontecerá na quinta-feira, 15/11. Com a participação de cientistas africanos, as atividades terão com carga horária de 10 horas, com direito a declaração de participação, a abordará os desafios para o ensino da astronomia e da física em sala de aula, boas práticas e trocas de experiências entre os docentes. Para participar, no entanto, é necessário fazer a inscrição.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO


registrado em:
Fim do conteúdo da página