Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > MAST promove evento sobre divulgação da ciência em locais de difícil acesso
Início do conteúdo da página

MAST promove evento sobre divulgação da ciência em locais de difícil acesso

  • Criado: Terça, 26 de Agosto de 2014, 11h11
  • Publicado: Terça, 26 de Agosto de 2014, 11h11
  • Última atualização em Segunda, 12 de Março de 2018, 13h04

Na próxima terça-feira, dia 26 de agosto, a partir das 10h, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) irá promover o workshop “Reflexões e trocas de experiência de divulgação da ciência em locais de difícil acesso”. Os palestrantes convidados irão falar de suas experiências nos projetos GalileoMobile, Ciência Móvel, e Reunião Especial da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada, em 2013, na cidade de Alcântara, no Maranhão.

Como esses projetos se desenvolvem? Quais as dificuldades encontradas? Quais lugares e públicos são alcançados? E as lições aprendidas? Todas essas questões serão abordadas neste encontro que é direcionado a cientistas, divulgadores da ciência, jornalistas científicos e demais interessados no assunto.

Participarão do workshop, Marcus Soares (Ciência Móvel/Fiocruz), Jorge Rivero González (Projeto GalileoMobile), Patrícia Figueiró Spinelli (MAST/GalileoMobile), Giovanni Alves (MAST) e Eduardo Penteado (Projeto GalileoMobile). O evento acontecerá no Auditório do prédio anexo do MAST. A entrada é gratuita.

O evento será transmitido em tempo real pelo site do MAST. Ao final de cada palestra, haverá um debate. Quem estiver assistindo pelo site da instituição, poderá enviar suas perguntas que serão prontamente respondidas pelos palestrantes.

Veja aqui a programação completa.

SOBRE OS PROJETOS

- Ciência Móvel

O projeto Ciência Móvel é um museu itinerante que viaja em um caminhão e leva exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas e outras atividades para municípios da região Sudeste do Brasil. Além de promover a divulgação científica e da saúde, o museu itinerante busca aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes, oferecendo um espaço de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência e pela tecnologia, por meio de atividades interativas.

O Ciência Móvel é resultado de uma parceria entre o Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj).

- GalileoMobile

GalileoMobile (GM) é um projeto itinerante de educação em Astronomia. É uma iniciativa sem fins lucrativos organizada por astrônomos, educadores e comunicadores de ciência voluntários, provenientes dos continentes europeu e americano. Seu maior objetivo é levar Astronomia para jovens ao redor do mundo, em especial a regiões com pouco ou nenhum acesso a ações de divulgação científica. A fim de tornar isto possível, os membros do GM organizam atividades em escolas e locais afastados dos grandes centros para estimular a vontade de aprender através das belezas do Universo.

GalileoMobile 2009 - A primeira expedição do projeto durou dois meses, passou por 33 escolas de cidades bem pequenas e atendeu a cerca de quatro mil pessoas, entre alunos e adultos, nos países Chile, Bolívia e Peru.

GalileoMobile 2013 Uganda – Nesta expedição, “Uganda 2013 In the Land of Beauty“, a equipe do GalileoMobile visitou cinco escolas periféricas das cidades de Kampala e Mbale, em Uganda na África. E pela primeira vez, trabalhou dois dias em cada escola.

GalileoMobile 2014 (Acre, Rondônia) - Em agosto, o projeto visitou os estados do Acre e Rondônia e realizou atividades educativas em escolas de Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul (no Acre), Cacoal a aldeia Suruí (em Rondônia).

- Reunião Especial da SBPC

A Reunião Especial da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ocorreu, em Alcântara no Maranhão, no período de 22 a 26 de abril de 2013, nos Pólos Educacionais Municipais. Tinha como objetivo levar ciência, educação e saúde à população da cidade, em especial aos professores e alunos das escolas da região.

Foi a primeira reunião da SBPC com uma proposta diferente da convencional – em um formato sem conferências e apresentações de trabalho científicos. As instituições envolvidas no evento foram: MAST, Agência Espacial Brasileira (AEB), AEB na Escola, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Federal do Maranhão (UFMA), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

registrado em:
Fim do conteúdo da página