Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Missão espacial é tema da 22ª Semana de Astronomia do MAST
Início do conteúdo da página

Missão espacial é tema da 22ª Semana de Astronomia do MAST

  • Criado: Terça, 16 de Setembro de 2014, 10h39
  • Publicado: Terça, 16 de Setembro de 2014, 10h39
  • Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 10h32

“Um Grande Salto para a Humanidade”, esse será o tema da 22ª Semana de Astronomia. O evento, que ocorre entre os dias 16 e 21 de setembro, celebra os 45 anos da missão Apollo 11. Nesta edição, o visitante poderá conhecer mais sobre o legado científico astronômico, desde o uso do quadrante para a medição do tempo às grandes missões espaciais.

No dia 17/09, acontece também a inauguração da expo Observações do Recife holandês. No auditório do prédio anexo, às 15h, acontece a mesa-redonda de lançamento do catálogo da exposição, um evento parte da série “Encontro com a História” promovido pela Coordenação de História da Ciência. Às 17h30, inicia a abertura oficial da expo com a apresentação do Coral do ON/MAST, sob a regência do Maestro Marcio Carvalho. Em seguida, acontece uma oficina de observação do Céu com o Quadrante e todos os presentes serão convidados a participar do Programa de Observação do Céu, utilizando telescópios ópticos portáteis e a centenária Luneta Equatorial de 21 cm.

Ao longo da Semana, os visitantes poderão participar de uma série de atividades com palestras, sessões do planetário, exibição de filmes e mais! No sábado (20/09), às 16h, tem ASTROmania com a oficina de planisfério Lunar. Às 17:30h, no auditório do prédio sede, Patrícia Figueiró Spinelli, astrônoma do MAST/MCTI, apresenta “As Grandes Missões Espaciais”. A palestra fala dos avanços tecnológicos, que viabilizaram o ingresso do homem ao espaço, e aponta o caminho das futuras missões. A palestra é destinada ao público em geral. Às 18:30, todos os presentes serão convidados a participar do Programa de Observação do Céu - POC do MAST.

Durante a Semana de Astronomia, quem participar do POC poderá ver os Aglomerados Abertos da Borboleta (M6) e Ptolomeu (M7), que são agrupamentos de estrelas jovens da nossa galáxia. Além dos planetas Marte e Saturno, que estão visíveis na constelação de Libra. O Museu possui também equipamentos que possibilitam a visualização do Sol com a máxima segurança. Na atividade de observação do Sol, o visitante poderá aprender mais sobre as famosas manchas solares enquanto as observa através dos telescópios e filtros do MAST. O evento é gratuito e a classificação livre. O Museu de Astronomia e Ciências Afins fica na Rua General Bruce, 586, no Bairro Imperial de São Cristóvão, RJ.

Sobre a Semana de Astronomia do MAST:

O evento anual de popularização da ciência teve sua primeira edição em 1993 com o objetivo de discutir temas básicos de astronomia e apresentar as mais recentes descobertas na área, bem como explorar as diferentes formas de divulgação científica nesse campo, aproximando a ciência dos cidadãos. As Semanas de Astronomia se estruturam em torno das seguintes atividades: palestras, oficinas, dirigidas ou para o público jovem e adulto, ou para o público infantil, observação do céu e, eventualmente, projeções de filmes e vídeos, e mini-cursos. Desde 2002 o evento passou a ser temático, direcionando a maioria de suas oficinas e palestras a um tópico escolhido pelos membros da coordenação de educação em ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins.

registrado em:
Fim do conteúdo da página