Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Museu de Astronomia dentro da sua casa
Início do conteúdo da página

Museu de Astronomia dentro da sua casa

  • Criado: Quarta, 18 de Março de 2020, 14h37
  • Acessos: 5241

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) está fechado ao público externo por tempo indeterminado, mas, pela internet é possível levar um pouco do Museu para dentro de casa durante este período de recolhimento para evitar a propagação do coronavírus. Na rede, estão disponíveis opções divertidas para as famílias preencherem o tempo com atividades lúdicas e informativas, como a Experiência de Realidade Virtual sobre o Homem na Lua, Visita Remota ao Campus do MAST e a Coleção de Bonecos de Papel para imprimir e montar.

Experiência de Realidade Virtual sobre o Homem na Lua

Ao acessar o endereço https://go.superviz.com/b8sK3z4LX4, é possível vivenciar esta experiência, que utiliza a plataforma SuperViz, na qual as pessoas podem interagir na superfície lunar, abrindo informações como textos, fotos e vídeos. A experiência é multiplataforma, roda pelo navegador e pode ser acessada por computadores, tablets e smartphones. Basta deslocar o cursor na tela e clicar sobre a opção escolhida para abrir. Aliás, o celular inteligente o permite o modo de visualização imersivo, com o uso de headsets de realidade virtual.

Visita Remota ao Campus do MAST

Pelo endereço https://app.mast.br/ é possível acessar o WebApp do MAST, que permite fazer um passeio virtual pelo Campus do MAST e Observatório Nacional, com direito a tour 360°. Com navegação simples, o WebApp MAST exibe o menu na tela inicial com opções em português e em inglês e sete categorias de informação. Em Audioguia, o usuário vai dispor de todo o conteúdo gravado, desde a locução das boas-vindas ao Museu, até as descrições sobre instrumentos, pavilhões de lunetas e outras edificações. Em Sobre o Campus, o usuário tem acesso a um resumo da história do MAST e do Observatório Nacional, desde os primórdios em que o Imperial Observatório do Rio de Janeiro funcionava no extinto Morro do Castelo, até o início da década de 1920, e depois foi transferido para o local onde está até hoje. O Tour 360º, com imagens panorâmicas de dezenove pontos de destaque no Campus; e Site do MAST.

Coleção de Bonecos de Papel

O MAST lançou uma coleção de bonecos de papel, para imprimir e montar em casa, que representam personalidades e elementos da astronomia e das ciências afins. Semanalmente, o Museu vai disponibilizar moldes para baixar e divertir as crianças. Para começar, o MAST celebra a exposição O Eclipse: Einstein, Sobral e o GPS. Os quatro primeiros bonecos são os dos cientistas Albert Einstein e Henrique Morize e representações lúdicas da Lua e do Sol.

Faça download da série "O Eclipse"

Clique aqui para baixar o molde do Sol
Clique aqui para baixar o molde da Lua
Clique aqui para baixar o molde do Henrique Morize
Clique aqui para baixar o molde do Albert Einstein

Agora é hora de usar sua criatividade e compartilhar o resultado nas redes sociais! Marque o #MuseuDeAstronomia e também mande sugestões de novos bonecos por meio do nosso Instagram e Facebook!


registrado em:
Fim do conteúdo da página