Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Museu de Astronomia promove atividades na SNTC 2014
Início do conteúdo da página

Museu de Astronomia promove atividades na SNTC 2014

  • Criado: Terça, 14 de Outubro de 2014, 11h29
  • Publicado: Terça, 14 de Outubro de 2014, 11h29
  • Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 11h22

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) convida o público a participar da 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que neste ano terá como tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. Oficinas, sessões do planetário, observação do Sol e do Céu; são alguns dos destaques da programação. Além do campus, o Museu promove atividades em polos espalhados no Estado do Rio de Janeiro e no Parque da Cidade, em Brasília.

No dia 14 de outubro, o MAST apresenta ao público a exposição “Observatório Europeu Austral: Desbravando novas fronteiras em Astronomia", do European Southern Observatory – ESO. Pela primeira vez em um museu brasileiro, a mostra revela a dinâmica de um dos Observatórios mais importantes do mundo. Além de painéis com imagens impressionantes do universo, o visitante terá a oportunidade de ver a maquete de um dos projetos mais ambiciosos do ESO: o telescópio E-ELT (European Extremely Large Telescope). Em construção no Cerro Armazones, deserto do Chile, o telescópio terrestre contará com um espelho primário de 39m de diâmetro. Além dessa exposição, outras seis de temas variados estão em cartaz no Museu. Na terça-feira, às 14h, tem MAST Colloquia com o tema “Quando coleções museológicas incluem o corpo humano: Reflexões histórico-antropológicas sobre o campo da antropologia biológica”.

No dia 16 de outubro, às 14h, o Museu promove um Encontro com a História. Ministrada por Patrick Petitijean, do Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS/ França, a palestra “(Auto) Críticas às ciências” aborda os diferentes movimentos e revistas críticas às ciências, na França, nos anos 1970. No dia 17 de outubro, às 14h, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) fará o lançamento da Zenith, trata-se da nova base de dados do Arquivo de História da Ciência (AHC) da instituição. Na abertura do evento, Paulo Henrique de Assis Santana, Coordenador Geral de Gestão e Inovação no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CGGI/MCTI), irá apresentar a conferência “Integração de Dados: possibilidades e dificuldades”.

Entre os dias 13 a 19 de outubro, os visitantes poderão participar de uma série de atividades promovidas pelo Museu nos polos: Centro Esportivo Miécimo da Silva, Quinta da Boa Vista, Parque Madureira, Jardim Botânico e Mesquita. No Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), o Museu apresenta, entre outras coisas, as oficinas “Brincando com a Ciência” e “Brincando de Matemático”. Todos os cinco polos e o CETEM estão sob a coordenação do MAST, representado por Amannda Amorim, coordenadora geral do evento na cidade.

A instituição também fará parte da programação de Brasília. Na cidade satélite, o Museu apresenta ao público “Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas”. Consagrado por obras primas como “Monalisa” e “A Última Ceia”, o pintor renascentista, Leonardo da Vinci, também foi autor de grandes descobertas científicas. A exposição Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas, do Museu de Astronomia e Ciências Afins retrata a essência criativa de um cientista e surpreende ao recriar modelos em três dimensões de alguns dos desenhos do artista. A exposição permanece em cartaz no Parque da Cidade durante todo o evento da SNTC, de 13 a 19 de outubro.

Criado desde 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como finalidade mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Um de seus principais objetivos é debater, estimular e fazer atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte.

registrado em:
Fim do conteúdo da página