Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para o Curso de Segurança de Acervos Culturais
Início do conteúdo da página

Museu de Astronomia tem diversão até com 'Buraco Negro'

Dentre os destaques da programação, o Cine Ciência aborda os bastidores da missão que mostrou a primeira imagem deste corpo celeste que é um dos maiores mistérios do Universo

  • Criado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 16h55
  • Acessos: 333

Quem for passar o feriado de Páscoa na cidade tem diversão e conhecimento garantido na programação de fim de semana do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). O público que visitar o MAST neste sábado (20) e domingo (21) vai poder participar de atividades que exploram as maravilhas do nosso Universo e buscam despertar o interesse da população para o estudo da Astronomia. Tudo inteiramente grátis.

Para começar essa viagem pelo conhecimento, a dica é chegar às 14h e conhecer as exposições do MAST, com destaque para a mostra interativa Visões da Luz, que trabalha várias temáticas relacionadas à luz através de painéis com textos, fotografias e esquemas, instrumentos científicos do acervo do Museu, maquetes, objetos, registros fotográficos de determinados momentos históricos da Astronomia e alguns aparatos interativos.

No sábado, às 15h, o público vai conhecer um dos maiores mistérios do Universo recentemente revelado: um buraco negro. A edição deste mês do Cine Ciência vai deixar os visitantes por dentro de tudo o que rolou nos bastidores da primeira imagem de um buraco negro, que foi observado a 53 milhões de anos-luz de distância da Terra e sua imagem mostrou a silhueta do horizonte de eventos de 20 bilhões de quilômetros daquele corpo celeste. A atividade vai exibir vídeos sobre como a imagem foi captada e contará com um bate-papo com especialistas, que vão contar várias curiosidades sobre este fenômeno e como pesquisas científicas de ponta como essa são realizadas.

No fim da tarde, é hora de admirar as constelações no céu de primavera com o Programa de Observação do Céu. A atividade começa às 17h30, e traz a mini-palestra Céu do Mês, na qual o público tem a oportunidade de descobrir o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes. A seguir, todos são convidados a observar o céu através da centenária Luneta Equatorial e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura. O POC é conduzido por astrônomos e mediadores do Museu.

Já no domingo, que tal iniciar a sua tarde visitando as exposições no MAST? A partir das 14h, o público pode conhecer, por exemplo, a mostra As Estações do Ano, com foco na astronomia básica, que aborda temas como os ciclos das estações do ano e fases da Lua por meio de aparatos interativos 3D, multimídias, vídeos, painéis, além de contar com uma bela cenografia de céu. Já às 15h, é hora de garantir o seu lugar em uma das sessões do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Nas sessões  conduzidas por mediadores do MAST, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


registrado em:
Fim do conteúdo da página