Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Olhai Pro Céu contemplado em iniciativa internacional
Início do conteúdo da página

Olhai Pro Céu contemplado em iniciativa internacional

Edital do Office of Astronomy for Development selecionou projeto que ajuda a divulgar a astronomia nas escolas do Estado do Rio de Janeiro

  • Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2018, 15h30
  • Acessos: 393

O projeto Olhai pro Céu foi contemplado pelo edital do Office of Astronomy for Development da União Internacional de Astronomia. O bolsista pesquisador Dr. Vladímir Jearim Peña Suarez foi o autor principal da proposta, contemplada com 7.000 Euros (cerca de R$31.000). A premiação permite que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) possa adquirir dois novos Astrokits, material de empréstimo contendo telescópio solar, manual, apostila com oficinas práticas sobre astronomia, projetor multimídia, filtros de soldador para que a observação do sol seja segura, além de alguns aparatos educativos.

O material e oficinas do Astrokit dão foco para a promoção de atividades empíricas de astronomia diurna. O professor que retira o equipamento, utiliza de maneira autônoma em sua escola, ou seja, não há interferência dos profissionais do MAST.

O projeto

O Olhai Pro Céu é desenvolvido pela Coordenação de Educação em Ciências do MAST, coordenado por Patrícia Spinelli, astrofísica e pesquisadora da instituição, e ajuda a divulgar a astronomia nas escolas do Estado do Rio de Janeiro. Por meio dessa iniciativa, cada vez mais professores e alunos do Estado têm compreendido melhor o  universo em que vivemos. A iniciativa foi criada para promover processos de formação continuada em temas de astronomia e empréstimo de equipamentos de observação do céu diurno e noturno, para dar suporte as ações de professores do interior do Rio de Janeiro e capital em suas práticas pedagógicas. O projeto surgiu da necessidade de capacitar os professores das escolas que receberam doações de telescópios Dobsonianos, que ocorreram em virtude da 6ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), realizada em agosto de 2012, nas cidades de Vassouras e Barra do Piraí, sendo o MAST a principal instituição promotora do evento.

O Olhai pro Céu possui material e oficinas que priorizam atividades experimentais de observação do céu noturno e a capacitação de professores de forma mais aprofundada, já que este tipo de prática é raro nas cidades do interior do Estado. O projeto alcança escolas, professores e estudantes por meio da promoção dos encontros astronômicos de educadores e da participação em eventos externos. Ao longo desses 4 anos, a iniciativa atingindo cerca de 28 mil estudantes.

Sobre o Office of Astronomy for Development

Em janeiro de 2008, a União Astronômica Internacional se propôs a desenvolver um plano estratégico visionário intitulado “Astronomia para o mundo em desenvolvimento”. Este plano tinha como objetivo usar a astronomia para estimular o desenvolvimento em todos os níveis, incluindo educação primária, secundária e terciária, pesquisa científica e compreensão pública da ciência. No centro da implementação deste plano estava a criação de uma central de coordenação do “Escritório de Astronomia para o Desenvolvimento” (OAD), com uma visão de “Astronomia para um mundo melhor”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página