Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 1º Encontro do Cine Ciência do MAST
Início do conteúdo da página

Preservação e Pesquisa em Acervos de C&T no MAST

Evento celebra 10 anos de inserção do Arquivo do Conselho de Fiscalização das Expedições Artísticas e Científicas no Brasil no Programa Memória do Mundo da Unesco  e homenagem à Solange Zúñiga, doutora na área de preservação, documentação

  • Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 15h28
  • Acessos: 162

No dia 13 de dezembro, a partir das  13h, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza evento que destaca a Preservação e Pesquisa em Acervos. A iniciativa reúne duas mesas redondas, homenagem e também marca o lançamento da Exposição Virtual  "História, Ciência e viagens no Arquivo CFE".

  • Mesa redonda 1

A contribuição de Solange Zuñiga para o desenvolvimento da preservação de acervos no Brasil

A mesa redonda destaca a dedicação e contribuição da doutora na área de preservação, documentação e também a importância da disponibilização de seu acervo pessoal. Solange foi uma importante profissional no desenvolvimento da conservação de acervos bibliográficos no Brasil e idealizadora da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE), além de intensa colaboradora nos cursos e outras atividades, nas áreas de preservação e conservação, desenvolvidas pelo MAST. A iniciativa visa  mostrar como a importância do legado deixado por Solange Zuñiga, falecida em 2014, contribuiu para o ensino e a capacitação na preservação do patrimônio cultural e científico brasileiro.

O evento contará com a abertura de Eloisa Helena de Almeida (Chefe da Biblioteca/MAST) e Laura Zuñiga (filha da homenageada), e participação de Adriana Cox Hollós (AN), Sandra Baruki (Funarte) e Ozana Hannesch (MAST). Ao final da mesa será assinado o Termo de Doação do arquivo bibliográfico pessoal de Solange Zúniga  ao MAST.

  • Mesa redonda 2

Expedições Científicas no Brasil No Século XX

Em comemoração aos 10 anos de inserção do Arquivo CFE no programa Memória do Mundo da UNESCO – projeto que destaca acervos arquivísticos de relevância mundial – o MAST  apresenta  a mesa-redonda . A mesa vai abordar a riqueza da documentação e as possibilidades de pesquisa proporcionadas pelo arquivo CFE  O encontro conta com a abertura de Everaldo Pereira Frade e Priscila Faulhaber, além das debatedoras Maria Celina S. de Mello e Silva e Heloisa Bertol,  ambas do MAST. A mesa redonda abordará a organização do extenso conjunto de documentos, além de trazer reflexões sobre expedições científicas no século XX.

Ao final do evento, haverá o lançamento da mostra virtual " Exposição Virtual, História, Ciência e viagens no Arquivo CFE", que, através de textos e imagens, traz as reflexões sobre aspectos que revelam parte da riqueza de informações do acervo. Serão abordados temas quanto ao seu reconhecimento no programa Memória do Mundo da UNESCO, a caracterização da variedade de formas de registro documental, legislação referente à fundação, consolidação e extinção do Conselho, caracterização das expedições, relações internacionais, trânsito de objetos, expedições astronômicas, cartografias, invisibilização do papel e da significação da mulher no campo científico, filmagens e relevância da documentação para o entendimento da construção da imagem do Brasil.  O material documental contido no acervo é fundamental para rastrear os objetos que saíram do Brasil durante a existência do Conselho e apoiar a construção de dispositivos virtuais e materiais  que permitam um melhor entendimento da sua significação para o patrimônio científico nacional e internacional.

O evento acontece no auditório do Prédio Anexo e terá transmissão ao vivo pela página do MAST no Facebook.


registrado em:
Fim do conteúdo da página