Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Processo Seletivo - Doutorado em Museologia e Patrimônio
Início do conteúdo da página

Processo Seletivo - Doutorado em Museologia e Patrimônio

Programa de Pós-Graduação tem o objetivo de preencher até 10 vagas para a turma de 2021

  • Criado: Terça, 18 de Agosto de 2020, 10h59
  • Acessos: 185

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS UNIRIO/MAST), do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) tornam público o processo seletivo para o curso de Doutorado em Museologia e Patrimônio. A seleção tem o objetivo de preencher até 10 (dez) vagas, por ordem de classificação dos aprovados, para a turma de 2021.

Por conta da pandemia do novo coronavirus, todas as etapas do processo serão realizadas remotamente, via plataforma de videoconferência, o que está apoiado no Parecer n°5 do Conselho Nacional de Educação (CNE) de 28 de abril de 2020, que autoriza a oferta de atividades não presenciais em todas as etapas de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior, e na decisão autorizando atividades não presenciais quando não for possível a presença física destes no ambiente escolar (Referência: Nota Técnica CNE 32/2020, de 01 de Junho de 2020), em função da necessidade de afastamento social.

Clique na imagem para ver o edital


As inscrições para o processo seletivo poderão ser realizadas no período de 14 a 25 de setembro, sendo utilizados para esse fim apenas os e-mails do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS): secretariappg-pmus@unirio.br com cópia para coordenacaoppg-pmus@unirio.br. O curso terá início no primeiro semestre de 2021.

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio

O PPG-PMUS UNIRIO/MAST é uma iniciativa acadêmica dedicado à formação de pesquisadores e docentes no campo da Museologia e dos estudos patrimoniais. Dedica-se à análise dos processos de inserção nas redes nacionais, regionais e mundiais de produção simbólica e cultural, especialmente na América Latina e no Caribe. Busca ainda desenvolver interfaces críticas com as políticas e diretrizes de ação educativa, cultural e de desenvolvimento – especialmente aquelas diretamente vinculadas ao seu campo de atuação.

Seu objetivo maior é constituir-se em instrumento de compreensão e de integração entre os diferentes grupos sociais e seus ambientes, através de uma ação reflexiva sobre o uso ético dos museus e do patrimônio integral. Para tanto, estimula estudos e pesquisas que visem o aprimoramento da consciência ambiental e patrimonial, tendo em vista o desenvolvimento sustentável e o aproveitamento turístico do patrimônio.


registrado em:
Fim do conteúdo da página