Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MAST na 12ª Primavera dos Museus
Início do conteúdo da página

Sábado de atividades no Museu de Astronomia

Exposições, oficina com quebra-cabeças estelar e uma palestra sobre a história do Universo são algumas das atrações

  • Publicado: Sexta, 13 de Julho de 2018, 14h32
  • Última atualização em Segunda, 06 de Agosto de 2018, 07h57

Agosto começou e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma série de atividades gratuitas para o público. Oficina, palestra, exposições e muita observação do céu são algumas das atrações para os visitantes conhecerem um pouco de ciência, por meio de conteúdos divertidos e com uma linguagem de fácil compreensão.

Neste primeiro sábado do mês, uma das atrações envolve a vasta e profunda história do nosso Universo contada por meio de uma partícula que abriu novas visões para o conhecimento da Natureza. O físico José Abdalla Helayël-Neto vai falar sobre a origem da matéria e da carga elétrica na edição do Ciclo de Palestras, que tem como tema "Elétron, o contador de histórias do Universo". Ao longo do debate, o público vai conhecer o surgimento do conceito de vácuo e como são previstas novas formas de matéria a partir do elétron, partícula descoberta em 1897, que começou a ser compreendida através das leis do mundo quântico e da Teoria da Relatividade.

Já imaginou juntar peças para descobrir figuras mitológicas associadas às constelações? Pois a oficina Brincando com a Matemática traz o quebra-cabeça estelar e o jogo chinês Tangram,  que vão revelar Órion, Escorpião e Pegasus! O público também vai conhecer as histórias de mitos, estrelas, e entender como são formadas as constelações.

E que tal conhecer algumas estruturas do astro-rei? Com o Programa de Observação do Sol, é possível analisá-lo de forma segura através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de manchas solares, protuberâncias e filamentos. Já no final da tarde, acontece o tradicional Programa de Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia. Além disso, será realizada a palestra “O Céu do Mês”, onde os visitantes vão ter a oportunidade de descobrir o que está visível no céu do Rio de Janeiro neste período e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes.

Além disso, o público ainda terá a oportunidade de visitar as interessantes exposições permanentes do museu, a exemplo da mostra As Estações do Ano: Terra em Movimento Exposição. Com foco na astronomia básica, a exposição aborda temas como os ciclos das estações do ano e fases da Lua por meio de aparatos interativos 3D, multimídias, vídeos, painéis, além de contar com uma bela cenografia de céu.

Os eventos são gratuitos.

Para algumas atividades é preciso retirar senhas na recepção do MAST. Segue abaixo o horário para cada uma delas:

15h - Ciclo de palestras: O elétron, o contador de histórias do Universo - Serão distribuídas 30 senhas a partir das 14h30
16h - Brincando com a Matemática: Quebra-Cabeça Estelar e Tangram - Serão distribuídas 30 senhas a partir das 15h30


registrado em:
Fim do conteúdo da página