Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias
Início do conteúdo da página

Sarau encerra a XXVI Semana de Astronomia no MAST

Com o tema 'Agbára Dúdú', evento em comemoração ao Mês da Consciência Negra lembrou a contribuição dos povos africanos para a astronomia

  • Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 15h28
  • Acessos: 127

Um pôr do sol ao som do violonista Wellington Monteiro e do cavaquinista Pedro Cantalice nos gramados do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Foi assim que o público se despediu da XXVI Semana de Astronomia no MAST, que neste ano comemorou o Mês da Consciência Negra lembrando a contribuição dos povos africanos para a astronomia. Com o tema 'Agbára Dúdú' — que no idioma yorubá significa 'força negra' —, o evento, que aconteceu de 13 a 17 de novembro, mostrou ao público recentes descobertas da ciência por meio de atividades lúdicas e palestras para crianças, jovens e adultos, além de uma programação específica para professores que contou com a presença de cientistas africanos.

Dentre os destaques da SEMA, o público pôde assistir a sessões de planetário sobre astronomia nas culturas africanas elaboradas pelo grupo de planetaristas do programa Ciência Móvel do Museu da Vida, filmes e debates com o Coletivo Cineclube Atlântico Negro (CAN), palestras de astronomia na perspectiva étnico-racial e oficinas como a de 'Relações Raciais e Cultura Brasileira', com astrônomos do Observatório Nacional.  Já os professores puderam participar de atividades que abordaram os desafios para o ensino da astronomia e da física em sala de aula, boas práticas e trocas de experiências entre os docentes e cientistas africanos.



Clementino Junior: cineasta do filme Jurema Cineclube Atlântico Negro. Foto: Leonardo Arromba



Encerramento da XXVI Semana de Astronomia com o Sarau "Astronômico-Musical". Fotos: Carlos Henrique Braz.

registrado em:
Fim do conteúdo da página