Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Tempos de Pandemia: Terráqueo, Me Fale da COVID
Início do conteúdo da página

Tempos de Pandemia: Terráqueo, Me Fale da COVID

Novo vídeo do projeto Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia faz uma reflexão sobre o papel da ciência na sociedade como requisito imprescindível pós-pandemia

  • Criado: Segunda, 08 de Junho de 2020, 12h07
  • Acessos: 140

A pandemia do coronavírus tem gerado uma desestabilização de aspectos econômicos, socioculturais, tecnológicos e psicológicos em escala global. As reações das pessoas, tanto individual como coletivamente, têm sido afetadas pelo fluxo incessante de informação veiculada por incontáveis fontes. Para fazer uma reflexão sobre isso, a nova edição do projeto Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia traz o debate com o bolsista pesquisador Dr. Vladimir Jearim Peña Suárez.

O físico e astrônomo fala sobre como a falta de uma educação científica pertinente para encarar os desafios tecnológicos e sociais da modernidade e da globalização, além do despreparo material e emocional das sociedades perante uma emergência sanitária inesperada, têm motivado a explosão de diversas narrativas de conspirações e de tendências antidemocráticas que colocam em questão a construção social feita até hoje.

Clique na imagem para assistir

 

Ao longo da conversa, Vladimir explica que vencer esta pandemia pode ser um ponto de partida para uma nova ordem social, mas pondera que ter uma consciência clara do papel da ciência na sociedade parece ser um requisito imprescindível para dar os passos seguintes na direção certa.

Sobre o projeto Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia

O COVID-19 tem gerado mudanças significativas na vida da população e seus impactos em nossa sociedade ainda não podem ser totalmente dimensionados. Por isso, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) desenvolveu o projeto Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia, uma série de debates com especialistas de diferentes áreas das ciências humanas para analisar as repercussões da proliferação do coronavírus em nossa sociedade, visando a estimular a reflexão sobre o atual momento vivido pela população global quanto ao enfrentamento à pandemia.

O projeto faz parte da iniciativa MAST em Casa, que reúne um conjunto de ações desenvolvidas para levar conteúdo e conhecimento ao público neste período de isolamento social. A iniciativa vai ao ar toda segunda, no canal do MAST no Youtube.

registrado em:
Fim do conteúdo da página