Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Thomas Kuhn: reflexões sobre a ciência na pandemia
Início do conteúdo da página

Thomas Kuhn: reflexões sobre a ciência na pandemia

Obra do físico norte-americano ajuda na análise sobre o desenvolvimento da ciência na sociedade, a partir da doença causada pelo novo coronavírus

  • Criado: Segunda, 11 de Janeiro de 2021, 13h40
  • Acessos: 67

Para ajudar a entender os impactos da COVID-19 em nossa sociedade a partir da publicação 'A Estrutura das Revoluções Científicas', obra do físico norte-americano Thomas Kuhn (1922—1996), a edição do projeto Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia apresenta o vídeo 'Reflexões sobre a Ciência na Pandemia'. O debate conta com a participação de Douglas Cardinot, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (CEFET/RJ) e membro do grupo de pesquisa Núcleo de Investigação em Ensino, História da Ciência e Cultura (NIEHCC), e de Sabina Luz, Mestre em História (UFF) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História (UNIRIO).

Clique na imagem para acessar



O vídeo considera alguns conceitos apresentados na obra de Kuhn, a exemplo da ciência normal, paradigma, anomalia e revolução científica, e analisa o desenvolvimento da ciência a partir de uma perspectiva que mostra essa atividade como um campo de constantes disputas e controvérsias. Essas últimas são o elemento que provoca um desenvolvimento permanente da ciência, já que as teorias e hipóteses do físico são constantemente verificadas.

Sobre o projeto Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia

A COVID-19 tem gerado mudanças significativas na vida da população e seus impactos em nossa sociedade ainda não podem ser totalmente dimensionados. Por isso, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) desenvolveu o projeto Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia, uma série de debates com especialistas de diferentes áreas das ciências humanas para analisar as repercussões da proliferação do coronavírus em nossa sociedade, visando a estimular a reflexão sobre o atual momento vivido pela população global quanto ao enfrentamento à pandemia.

O projeto faz parte da iniciativa MAST em Casa, que reúne um conjunto de ações desenvolvidas para levar conteúdo e conhecimento ao público neste período de isolamento social. A iniciativa vai ao ar toda segunda, no canal do MAST no Youtube.

registrado em:
Fim do conteúdo da página