Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MAST na 12ª Primavera dos Museus
Início do conteúdo da página

Um sábado para conhecer as estrelas

Programação conta com exposições, palestra sobre ventos estelares e uma oficina divertida que ensina a criar um aparato para elaborar um mapa através das estrelas.

  • Publicado: Segunda, 23 de Julho de 2018, 11h30
  • Última atualização em Segunda, 03 de Setembro de 2018, 07h54

O público que visitar o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), neste sábado (01), vai encontrar uma programação repleta de interatividade e conhecimento científico. Crianças, jovens e adultos terão a oportunidade de participar de atividades que exploram as estrelas e buscam despertar o interesse pela Astronomia. Tudo inteiramente grátis!

Você sabia que a maioria das estrelas perde suas partes mais externas de forma contínua para o espaço? Pois às 15h, tem Ciclo de Palestra com o tema Medindo o pulso das estrelas: O estudo dos ventos estelares. Um especialista vai contar tudo a respeito desse fenômeno chamado "vento estelar", desconstruindo a visão de que as estrelas são corpos celestes perfeitos, eternos e imutáveis.

A partir das 16h, entra em cena o Brincando com a Matemática, uma divertida atividade que mostra como a astronomia tem uma relação importantíssima com esta ciência. A geometria e a trigonometria, por exemplo, são fundamentais para o estudo dos corpos celestes, usadas para prever fenômenos e medir distâncias. Com esse conhecimento, os participantes vão aprender a construir um aparato com "Canudos Geométricos", que ajudam a elaborar um mapa a partir das estrelas.

O público também pode participar da Observação do Sol, das 15h às 17h, e analisar o astro-rei de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No final da tarde, acontece a tradicional Observação do Céu, das 17h30 às 20h, com a centenária Luneta Equatorial e o moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

O MAST abre as portas para o público a partir das 14h. Uma ótima oportunidade para os visitantes conhecerem algumas das exposições em destaque, como "Olhar o Céu, Medir a Terra", que explora a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil, e "Faz Tempo", que apresenta diferentes métodos de medição do tempo, a relação com a observação dos fenômenos naturais e os princípios da ciência neles envolvidos.

Os eventos são gratuitos. Para a atividade Brincando com a Matemática: Canudos Geométricos é preciso retirar senhas na recepção do MAST. Serão 30 senhas disponíveis a partir das 15h30


registrado em:
Fim do conteúdo da página