Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Fim de Semana no MAST com olhares para o Universo
Início do conteúdo da página

Um universo de diversão no Museu de Astronomia

Neste sábado as atividades são voltadas a experimentos científicos com ondas gravitacionais, Planetário Inflável e Observação do Céu

  • Publicado: Segunda, 23 de Julho de 2018, 12h40
  • Última atualização em Segunda, 17 de Setembro de 2018, 07h51

O Universo ainda esconde muitos segredos, mas com os constantes avanços nos estudos, alguns de seus maiores mistérios podem estar perto de serem desvendados. Para divulgar uma das maiores descobertas científicas do século XXI, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) elaborou para este sábado (15), algumas atividades gratuitas para o público conhecer e localizar os milhares de objetos que compõe o cosmos.

Para começar, a dica é participar das sessões do Planetário Inflável Digital a partir das 15h. O público tem a oportunidade de aprender sobre as fases da Lua, o Sol, as constelações do zodíaco, o ciclo dos dias e das noites. É possível simular o céu de qualquer dia do ano, suas estrelas, suas constelações, os planetas visíveis e destacar quais as diferenças que ocorrem ao longo do tempo. E para quem curte aplicativos de celular, a equipe do MAST preparou desafios que unem ciência e muita diversão! A atividade Jogando com a Ciência traz o jogo Poder da Luz, uma aventura que usa mistura de luzes para destruir monstros. A iniciativa ajuda a entender como aplicativos de jogos de celular podem facilitar na aprendizagem de ciências. Os participantes poderão levar o jogo para casa.

E para quem quer entender uma nova maneira de observar o Universo, às 16h a oficina AstroMania vai trazer as ondas gravitacionais, um fenômeno detectado há 100 anos como "som do universo" na Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Porém, o maior físico do mundo não imaginava que essas ondas pudessem ser vistas da Terra, já que a longa distância de sua origem seria imperceptível ao chegar em nosso planeta. Entretanto, astrônomos americanos detectaram esse fenômeno físico de forma visível, inaugurando uma nova era da astronomia. A atividade vai mostrar um pouco sobre os buracos negros e o movimento dos astros, como planetas e estrelas. E não é só isso! Os participantes vão realizar experimentos científicos com a ajuda especial do físico e professor Dr. Luiz Pinheiro, do Departamento de Eletrônica Quântica da UERJ, que vai explicar e demonstrar como as ondas gravitacionais foram detectadas. Assim, o público presente poderá 'surfar' nas ondas do espaço-tempo!

Também haverá Observação do Sol até as 17h, atividade em que os visitantes podem analisar o astro-rei de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No final da tarde, acontece a tradicional Observação do Céu, das 17h30 às 20h, com a centenária Luneta Equatorial e o moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.Os eventos são gratuitos!

Os eventos são gratuitos. Para algumas atividades é preciso retirar senhas na recepção do MAST. Segue abaixo o horário para cada uma delas:

- Planetário Inflável - 30 senhas disponíveis para cada sessão. A distribuição será feita 30 minutos antes de cada sessão na recepção do Museu.
- Jogando com a Ciência: Poder da Luz - 3 sessões de 30 minutos Senhas serão distribuídas antes de cada sessão
- Astromania: Tirando Onda no Universo - 35 senhas disponíveis a partir das 15h30


registrado em:
Fim do conteúdo da página