Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > A conexão entre astronomia, mares e terras
Início do conteúdo da página

XXI Semana de Astronomia

  • Criado: Segunda, 09 de Setembro de 2013, 11h29
  • Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2013, 11h29
  • Última atualização em Segunda, 12 de Março de 2018, 13h21

Em setembro de 2013, comemora-se cem anos do lançamento da pedra fundamental da nova sede do Observatório Nacional - ON, no Rio de Janeiro. Hoje, o edifício sede abriga o Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST. Para relembrar a história desse local e discutir também o futuro, a Coordenação de Educação em Ciências do MAST organizou a XXI Semana de Astronomia que acontecerá de 10 a 15 de setembro.

A Semana de Astronomia do MAST é um evento anual de popularização da ciência que teve sua primeira edição em 1993 com o objetivo de discutir temas básicos de astronomia e apresentar as mais recentes descobertas na área, bem como explorar as diferentes formas de divulgação científica nesse campo, aproximando a ciência dos cidadãos. Em todas as suas edições, procurou dirigir suas atividades a um público amplo, composto por crianças, jovens e adultos.

As Semanas de Astronomia se estruturam em torno das seguintes atividades: palestras, principalmente com convidados externos, oficinas, dirigidas para o público jovem e adulto, ou para o público infantil, observação do céu e, eventualmente, projeções de filmes e vídeos, e mini-cursos. Desde 2002, o evento passou a ser temático, direcionando a maioria de suas oficinas e palestras a um tópico escolhido pelos membros da Coordenação de Educação em Ciências. Alguns temas já desenvolvidos foram: Química na Astronomia (2011), Vida no Universo (2007), Astronomia e Arte (2005), A Astronomia na Obra de Monteiro Lobato (2002).


registrado em:
Fim do conteúdo da página