O Observatório do Valongo descende do antigo Observatório Astronômico da Escola Polytechnica, fundado em 1881. A partir de 2002, o Observatório ganhou status de unidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e se tornou sede do curso de graduação em Astronomia. Como um espaço de ensino ligado a uma universidade pública, realiza atividades de divulgação científica no âmbito da extensão universitária, o qual tem como princípio a comunicação e compartilhamento de saberes, conhecimentos e valores entre universidade e sociedade. Dessa forma, desenvolvem projetos e atividades que tem por objetivo aproximar astronomia e sociedade.
Conheça um pouco dos funcionários do Observatório entrevistados nesta pesquisa:
Nome: Andrea Diogo da Silva
Resumo: De acordo com sua neta, Andrea é o portal que a levará para a carreira de astronôma. Mesmo sem ter nenhum contato anterior com astronomia, seu trabalho na limpeza do Observatório há 9 anos abriu as portas para a curiosidade e desejo da neta em ingressar na área, promovendo, quem sabe, a formação de uma futura estudante do curso de Astronomia da UFRJ no Observatório do Valongo.
Nome: Fabiano Domingos dos Santos
Resumo: Embora esteja há apenas 3 meses como segurança no Observatório, Fabiano já pôde iniciar mudanças na sua relação com a ciência, que deixou de ser algo sobre o qual não pensava para fazer mais parte do seu cotidiano.
Nome: Layene Pereira Nascimento
Resumo: Com 11 meses de trabalho na limpeza do Observatório, Layene pôde modificar suas percepções sobre o trabalho científico e a imagem de um/a cientista, que abandona o clássico trabalho de laboratório e jaleco para ser “gente como a gente”.
Nome: Lucas Brasiliano da Silva
Resumo: Morador da Baixada Fluminense, Lucas trabalha na limpeza do Observatório e enxerga a ciência como um interesse necessário para a vida cotidiana, além de um bom assunto para uma mesa de bar rodeada de amigos.
Nome: Marivaldo Francisco Santos
Resumo: Há 12 anos trabalhando como segurança no campus, Marivaldo define o Observatório como a calmaria no meio do centro nervoso de uma grande metrópole, onde a astronomia e a qualificação de astrônomo era até então desconhecida por ele.
Nome: José Ricardo Pacheco da Silva
Resumo: Oficialmente, Ricardo é hoje responsável pela limpeza do Observatório. Porém, em seu coração ocupa ainda a função de jardineiro para a qual foi designado há 21 anos atrás. Seu carinho pelo jardim do campus transparece em seu sorriso e falas, bem como o vínculo criado com a instituição por meio das árvores e plantas que o mesmo ajudou a plantar durante os 21 anos que ali trabalha.
Nome: Vagner Furtado Teixeira
Resumo: Em caso de dúvidas sobre astronomia durante uma visita ao Observatório do Valongo, além dos professores, você pode consultar Vagner, segurança que atua na instituição há 28 anos. Se ele estiver acompanhado de sua filha, que também frequenta o campus e teve o interesse pela astronomia despertado pelo trabalho do pai, a aula sobre Exoplanetas, manchas solares e observação do céu será ainda mais completa.
Caso algum/a pesquisador/a queira acessar as entrevistas na íntegra favor entrar em contato com andressabraz37@gmail.com, moema@mast.br ou larrisamedeiros@mast.br