Atualmente, não é possível refletir sobre sustentabilidade sem considerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se do mais abrangente compromisso internacional sobre essa premissa, vigente na atualidade. Por meio dos ODS, as Nações Unidas trabalham os desafios acordados na Agenda 2030. São 193 países signatários, incluindo o Brasil, comprometidos a adotar um dos mais ambiciosos compromissos da história da diplomacia internacional, de acordo com a ONU. Trata-se de um claro apelo à ação global para – até 2030 – erradicar a pobreza, proteger o ambiente e o clima, e garantir que as pessoas desfrutem de cidadania e de prosperidade, com paz, equidade e justiça social.
Organizados como uma coleção de 17 objetivos globais, os ODS foram acordados pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Se apresentam como objetivos amplos e interdependentes, e congregam 169 metas a serem alcançadas. Abrangem questões de desenvolvimento social, ambiental e econômico, como pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social. São eles:¹
- Erradicar a pobreza
- Acabar com a fome
- Vida saudável
- Educação de qualidade
- Igualdade de gênero
- Água e saneamento
- Energias renováveis
- Trabalho digno e crescimento econômico
- Inovação e infraestruturas
- Reduzir as desigualdades
- Cidades e comunidades sustentáveis
- Produção e consumo sustentáveis
- Combater as alterações climáticas
- Oceanos, marés e recursos marinhos
- Ecossistemas terrestres e biodiversidade
- Paz e justiça
- Parcerias para o desenvolvimento.
Considerando que as metas dos ODS foram propostas para serem atendidas até 2030, o momento é oportuno para relatar, refletir e debater os diferentes aspectos dessa Agenda nos museus, nas ciências e nas políticas de preservação do patrimônio cultural.
_________________________________________________
¹ Para saber mais sobre as metas associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sugere-se consultar a página da ONU Brasil, em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.