Aline Montenegro Magalhães (Museu Histórico Nacional)
Atualmente é técnica em assuntos culturais/história no Museu Histórico Nacional, docente no curso de MBA de gestão de museus da Universidade Candido Mendes e professora credenciada no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/Unirio). Foi bolsista pós-doutorado Sênior do CNPq, entre 2018 e 2020, desenvolvendo o projeto de pesquisa “Os negros no Museu Histórico Nacional: por uma coleção descolonizada. 1922-2018” Tem experiência na área de História, com ênfase em Escrita da História nos museus e no patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: colecionismo, Museu Histórico Nacional e heranças materiais da diáspora africana no Brasil.
Andréa Fernandes Considera (UnB)
Possui graduação em Museologia pela Universidade Estácio de Sá (1991), graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília e conselheira do Conselho Federal de Museologia. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Documentação Museológica e Gestão de Museus, atuando principalmente nos seguintes temas: documentação museológica, curadoria de exposição, gestão de museus, história da museologia e história do Brasil.
Cecilia Helena Lorenzini de Salles Oliveira (USP)
Atualmente é professora titular sênior no Museu Paulista da Universidade de São Paulo e professora do Programa de Pós-Graduação em História Social da USP. Entre fevereiro de 2008 e fevereiro de 2012 ocupou a Direção do Museu Paulista. Desde 2012, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, investigando principalmente os seguintes temas: relações entre história e memória, história política, Independência, história do Império, escrita da História em Museus e história dos museus nacionais. Integra, desde 2014, o corpo docente do Curso de Especialização em Museus e Patrimônio mantido pela Universidad Andina Simón Bolívar, em Quito, no Equador.
Clóvis Carvalho Britto (UNB)
Pós-doutor em Estudos Culturais no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto IV na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), no Curso de Museologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Convidado no Departamento de Museologia e Investigador colaborador no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED/ULHT)) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. É um dos editores da Revista Museologia & Interdisciplinaridade (ISSN: 2238-5436).
Heloisa Maria Silveira Barbuy (USP)
Museóloga pelo Instituto de Museologia de São Paulo/Fundação Escola de Sociologia e Política (1987), com estágios em museus franceses (1988) e participação em programa de administração cultural do Ministério da Cultura da França para profissionais de Cultura da América Latina (Courant de l’Amérique latine, 1995). Pós-doutorado como pesquisadora convidada do Centre André Chastel / Institut d’art et d’archéologie / Université de Paris IV-Sorbonne (out.-nov. 2005). Atualmente é Professora Doutora Sênior no Museu da Faculdade de Direito da USP (desde 2017), professora do Programa de Pós-Graduação em História Social (desde 2006) e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia-USP desde a sua criação, em 2012.
Ione Helena Pereira Couto (UNESCO)
Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1987), é Mestre e Doutora em Memória Social (2009), pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi chefe do Serviço de Museologia do Museu do Índio de (1993 a 2006) e Coordenadora de Patrimônio Cultural do Museu do Índio (2010 -2020), responsável pelos projetos de exposição, de Reservas Técnicas, de acondicionamento e processamento técnico do acervo museológico. Seus interesses de pesquisa concentram-se em estudos de coleções, expografia e base de dados. Atualmente é consultora individual da organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) desenvolvendo projeto de Conservação e Divulgação Museológica de Acervos Indígenas.
Ivan Coelho de Sá (UNIRIO)
Professor Associado 4 do Departamento de Estudos e Processos Museológicos (DEPM) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS), do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH/UNIRIO). Ministra disciplinas de História da Arte Ocidental, Produção Artística no Brasil, Museologia e Preservação e Técnicas e Processos Artísticos. Atuou, entre setembro de 2012 e maio de 2017, como Decano do CCH/UNIRIO. Desde maio de 2021, assumiu o cargo de Diretor da Escola de Museologia (Gestão 2021-2025). Tem experiência nas áreas de História e Memória da Museologia, Preservação-Conservação de Bens Culturais e História da Arte, com ênfase na metodologia acadêmica e na pintura brasileira do século XIX.
Joseania Miranda Freitas (UFBA)
Professora titular do curso de Museologia da UFBA. Doutora em Educação (UFBA), com pós-doutorado em História (Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC-SP 2016-2017) e pós-doutorado em História (UFG/UNINORTE-Colômbia/UPVD-Perpignan-França 2006-2007). Primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Museologia/PPGMuseu/UFBA (2013-2015). Pesquisadora do Museu Afro-Brasileiro, da UFBA, onde coordena projetos de pesquisa nas áreas de Memórias afrodiaspóricas e Museologia, com ênfase em Cultura Material.
Lilia Moritz Schwarcz (USP)
Professora sênior do Departamento em Antropologia Social (USP) e Global Scholar e Professora visitante em Princeton, (desde 2011) e Affiliated Scholar Brazil Lab. Editora da Companhia das Letras. Sócia do IHGB é membro do conselho da Revista Etnográfica (Lisboa), da revista Penélope (Lisboa), da Revista dos Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas e da Revista Cadernos de Campo (FFLCH). Faz parte do Advisory Committee for Human Rights Watch Americas Division (2020), do Conselho do Instituto Vladimir Herzog, do Museu da Língua Portuguesa e do Instituto Tornavoz. Foi professora visitante e pesquisadora nas universidades de Leiden, Oxford, Brown, Columbia (como Tinker Professor), Ecole des Hautes Etudes en Science Sociales.
Maria Margaret Lopes (UNB)
Foi assessora-técnica da Secretaria Especial de Políticas paras as Mulheres da Presidência da República (2007-2009), investigadora associada (2012-2021) no Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi-FCT), na Universidade de Évora, Portugal e diretora do MAST (2011-2012). É atualmente pesquisadora convidada do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu – UNICAMP, pesquisadora colaboradora sênior da Universidade de Brasília (UnB) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação e orientadora plena do Programa Interunidades em Museologia (MAE-USP). Desde 2020 atua como Vice-presidente para América Latina da International Commission on the History of Geological Sciences (INHIGEO).
Marília Xavier Cury (MAE/USP)
Museóloga e Educadora de Museu. Professora Associada 2, desde 1992 é docente atuando no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP). Atualmente é vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação em Arqueologia. Tem experiência na área de Museologia e Arqueologia Pública, com ênfase na museologia crítica, museologia social e museologia colaborativa nos temas: gestão e planejamento institucional e política de acervo, comunicação museológica, expografia, educação patrimonial e em museus, recepção e avaliação museológica, participação e colaboração/cooperação em museus, museus universitários, museus comunitários e patrimônio industrial.
Mário de Souza Chagas (UNIRIO/Museu da República)
Um dos responsáveis pela Política Nacional de Museus (lançada em 2003) e um dos criadores do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Cadastro Nacional de Museus (CNM), do Programa Pontos de Memória, do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Fundador da Revista Brasileira de Museus e Museologia (MUSAS) e criador do Programa Editorial do IBRAM. Atualmente é diretor do Museu da República do Instituto Brasileiro de Museus, presidente do Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM), professor colaborador do Programa em Pós-graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor visitante do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT).
Rose Moreira de Miranda (IBRAM)
Foi responsável pelo planejamento, implantação e coordenação do Cadastro Nacional de Museus, projeto criado pelo Departamento de Museus e Centros Culturais, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). De 2009 a 2017 exerceu o cargo de Coordenadora-Geral de Sistemas de Informação Museal no Ibram. Desenvolveu o Programa iMuseus, ArqMuseus e BiblioMuseus. Representou o Brasil em encontros da mesa técnica do Observatório Ibero-Americano de Museus, do Programa Ibermuseus, ocasião em que contribui para a criação do Registro de Museus Ibero-Americano. Foi diretora da Divisão de Museologia do Museu de Arte Contemporânea de Niterói e chefe da uradoria Técnica do Museu Aeroespacial.
Tereza Cristina Moletta Scheiner (UNIRIO)
Professor Associado 3, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS, UNIRIO/MAST). Criadora e consultora permanente do ICOFOM LAM. Pesquisadora na Université Jean-Moulin, Lyon 3. Consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Membro do Conselho Científico do Museu Paraense Emilio Goeldi. Membro do Comitê Editorial, International Journal of Intangible Heritage (2008/2012), entre outros. Tem experiência nas áreas de Museologia e Patrimônio e Educação Ambiental.
Christina da Motta Barboza (MAST)
É pesquisadora no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), onde atua na Coordenação de História da Ciência e da Tecnologia, e como docente no Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT). Trabalhou durante dez anos no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), tendo participado ativamente no estabelecimento da associação deste com o MAST. Suas pesquisas concentram-se em temáticas derivadas da história do Observatório Nacional, abrangendo suas diferentes práticas científicas, tanto no campo da astronomia quanto no da meteorologia. Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) no biênio 2016-2018.
Luiz Carlos Borges (MAST)
Possui Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (1978), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1991), doutorado em Linguística (Análise de Discurso) pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e pós-doutorado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é pesquisador titular aposentado do MAST e professor do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (MAST/UNIRIO). Desenvolve pesquisas em História da Ciência, sobre Astronomia Cultural (principalmente sobre a astronomia guarani mbyá e sua mitologia cosmológica), política e discurso científico; e, em Museologia e Patrimônio, sobre política e patrimônio cultural e discurso museológico.
Marcio Ferreira Rangel (MAST)
Atualmente é diretor do MAST. De 2015 a 2018 foi representante do Brasil no Programa Ibermuseus. Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) para graduações em museologia. Consultor ad hoc do CNPq e da CAPES. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em coleções histórico-científicas, história da ciência, Políticas Públicas para museus e patrimônio, memória e patrimônio. Ministra oficinas de capacitação para profissionais de museus em diversos estados do Brasil. Participa de comissões avaliadoras e programas de financiamento do Ministério da Cultura, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação.
Maria Esther Valente (MAST)
Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação do Departamento de Educação da mesma Universidade e Doutora pelo Programa de Pós-graduação do curso Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências – IG da UNICAMP. Desenvolveu atividades profissionais no MAST, no período de 1985 a 2017. Atua como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: educação em museus, acesso público, educação não formal e educação em ciências, divulgação da ciência, cultura científica e história das instituições museológicas.
Charles Narloch (MAST)
Doutor em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Atua na Coordenação de Museologia do MAST e dedica-se à pesquisa de temas como museus de ciências, museus e território, comunicação em museus e linguagens de exposição. Membro da equipe de avaliadores da Revista Museologia e Patrimônio PPG-PMUS (UNIRIO/MAST). Em funções de direção e assessoramento superior, coordenou processos de redação de leis voltadas à gestão pública, como o Inventário do Patrimônio Cultural de Joinville (IPCJ); e sistemas, redes e processos de implementação de museus, como o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina e a Estação da Memória (Joinville – SC).
Claudia Penha dos Santos (MAST)
Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialização em Teoria da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em História das Ciências pela Casa de Oswaldo Cruz (Fundação Oswaldo Cruz/COC/FIOCRUZ) e doutorado em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/MAST (2016). Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em documentação museológica. É tecnologista lotada no MAST, responsável pelo Núcleo de Documentação e Conservação de Acervo Museológico da Coordenação de Museologia e coordenadora do Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT/MAST/MCTIC), desde dezembro de 2018.
Marcus Granato (MAST)
Coordenador da Museologia do MAST. É professor colaborador do curso de mestrado profissional em Preservação de Acervos da C&T (MAST) e do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST). Coordenador do MINTER (PPG PMUS/UFPE). É editor científico do periódico eletrônico Museologia e Patrimônio; consultor ad-hoc do CNPq, da FAPESP, da CAPES, da CYTED, da FAPERJ e da Swiss National Science Foundation. Atua como Coordenador do GT-9 da ANCIB. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em conservação de objetos culturais metálicos e patrimônio cultural da ciência e da tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: museologia, conservação, patrimônio científico – acervos e instrumentos científicos – e divulgação científica.
Maria Lucia de Niemeyer Matheus Loureiro (MAST)
Possui graduação em Museologia pelo Museu Histórico Nacional – atual Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1976), Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ). Tem experiência nas áreas de Museologia e Ciência da Informação. Atua no Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST/MCTI, onde desenvolve pesquisas relacionadas a processos de musealização e é docente permanente do Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT).